O cheiro de pão saindo do forno ou de um café passado na hora atraem instantaneamente consumidores. O mesmo ocorre com um balcão expositor convidativo com os mais diversos itens: bolos, bolachas, doces, salgados, lanches e refeições rápidas. Isso porque as estratégias dos setores de panificados e confeitaria estão relacionadas diretamente às percepções sensoriais (tato, paladar, olfato, audição e visão).
Ao atuar com um comércio essencial como a alimentação é fundamental diversificar o mix de produtos, manter a oferta regular dos itens e ter diferencias competitivos. Mas, como agregar valor ao produto e ao negócio em período de estagnação econômica? De que maneira aumentar o nível de satisfação dos consumidores tanto na prestação do serviço quanto na qualidade dos produtos? Quais os investimentos necessários no estabelecimento para se diferenciar da concorrência?
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Com foco nas novas tendências de consumo, os empresários Eunice e Adir Antônio Guth da Panificadora Gula, do município de Cunha Porã, no extremo oeste catarinense, procuraram o auxílio do Programa de Consultoria de Inovação e Tecnologia do Sebrae (Sebraetec). “A motivação partiu da necessidade de inovação e da busca por melhorias nos processos produtivos: com padronização e aumento de produtividade, além do incremento nos lucros”, explicam os filhos do casal e sucessores na empresa, William Matheus e Michel Thiago Guth.
A empresa familiar atua nesse segmento há 19 anos. Michel relata que o amor em trabalhar com panificados conquistou todos os irmãos de sua mãe. Seus tios possuem empresas nos municípios de Maravilha (Panificadora Bolfe), Nova Erechim (Panificadora Bolfe), São Miguel do Oeste (Panificadora Gula) e Serra Alta (Panificadora Gula).
A tradição e o receio de perder as características de suas origens fizeram a família olhar com cautela para as transformações. “Os principais desafios superados foram o reconhecimento da necessidade de mudança, de reestruturar a parte produtiva e de capacitar os colaboradores para desempenhar novas funções”, comenta Michel.
Entre as ações implementadas com auxílio das consultorias estão: melhoria nos processos produtivos da empresa, organização setorial e desenvolvimento de maquinário específico para determinados tipos de produtos. “Como resultados obtivemos a maximização dos lucros, otimização do tempo e acompanhamento dos indicadores da empresa”, avalia William.
Programa
O Sebraetec disponibiliza serviços para adequação à legislação, redução de custos e conquistas de novos mercados, como serviços metrológicos para ensaios e calibrações, prototipagem de produtos, certificações, consultorias, adequação às normas técnicas, design de comunicação para buscar novos clientes, programas de saúde e segurança no trabalho e eficiência energética.
A iniciativa visa fortalecer a competitividade dos pequenos negócios, estimulando a transferência de tecnologia entre instituições e empresas para que possam superar limitações e barreiras tecnológicas.
Entre os benefícios do programa estão: conexão com a rede de prestadores de serviços tecnológicos especialistas nas necessidades dos pequenos negócios; acompanhamento do Sebrae/SC para assegurar os melhores resultados para empresa e atendimento aos pequenos negócios de todos os setores (indústria, agronegócio, comércio e serviços).
Como resultados esperados das empresas, estão: inovar em produtos, processos e design; eliminar desperdícios e reduzir custos; implantar práticas sustentáveis e obter as licenças para operação; automatizar processos e atuar em comércio eletrônico; melhorar a produtividade e qualidade da empresa. (MB Comunicação).