O estacionamento rotativo de veículos será retomado em Concórdia (SC) a partir da próxima segunda (5). A administração municipal será responsável pela gestão, enquanto a empresa contratada irá atuar na operação.
A prefeitura trabalha no projeto da nova Área Azul desde o início de maio. Para o secretário de Gestão Urbana, Wagner Bee, o retorno do estacionamento rotativo representa um ganho para a comunidade. “Agora, teremos um sistema moderno e digital, com recursos de inteligência artificial, inclusive, que permitirá à prefeitura fazer uma gestão eficiente e eficaz da Área Azul”, destaca Bee.
Na última semana, foram instalados os parquímetros, um dos meios de cobrança oferecidos pelo serviço de estacionamento rotativo. No total, 41 máquinas estarão à disposição dos motoristas, informa o diretor de trânsito, Rudimar Vitto. Além dos parquímetros, será possível fazer a aquisição dos créditos nos pontos de venda e também pelo app Vago.
A empresa também contratou 20 monitores que irão auxiliar na operação dos equipamentos e no uso do aplicativo Vago nos primeiros 30 dias de testes. Neste período, não serão feitas autuações para quem deixar de adquirir o serviço.
Porém, a orientação é para que os cidadãos comecem a usar o sistema para se habituar e tirar eventuais dúvidas, antes da data de início de aplicação das multas.
Como será a dinâmica do estacionamento rotativo?
Os valores são os mesmos praticados anteriormente, sendo R$ 0,85 para meia hora e R$ 1,70 para uma hora.
Pagamento
– Nos parquímetros: com moeda, dinheiro, cartão e PIX;
– No aplicativo Vago: com a cobrança pelo tempo real de uso da vaga, como por exemplo, 10 ou 15 minutos. Serão aceitos pagamentos digitais com cartões e PIX;
– Nos pontos de vendas: que serão credenciados pela empresa contratada.
A fiscalização com este novo sistema será totalmente digital, com monitoramento por câmeras feito pelos veículos da Diretoria de Trânsito do município, após o período de testes. Os veículos que estiverem irregulares nas vagas da Área Azul serão multados, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.