O Sebrae/SC entregou para a Administração Municipal de Nova Erechim o Plano Municipal de Turismo. O documento contém os princípios orientadores para o desenvolvimento da atividade no município. Participaram ativamente de sua elaboração servidores municipais, lideranças locais, empresários do setor e entidades empresariais. A entrega ocorreu na última semana durante solenidade no Centro Multiuso do município com a presença da comunidade.
Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
De acordo com o prefeito Edilson Ferla, a parceria firmada com o Sebrae/SC busca valorizar as riquezas naturais e a cultura local ao elaborar estratégias e ações para o desenvolvimento do turismo, para atrair visitantes e gerar um novo nicho econômico para investimentos. “Esse setor vem sendo pensado desde o início dessa gestão com foco na inserção do município de Nova Erechim no mapa do turismo brasileiro, por isso elaboramos o Plano Municipal, estruturamos o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e adequamos as leis municipais”, destacou.
Com a elaboração do Plano Municipal de Turismo o Poder Público consegue captar recursos oriundos do Ministério do Turismo para investir em melhorias dos locais públicos existentes, bem como, atrair investimentos particulares em pontos turísticos. “Temos certeza que com essas ações será possível dar maior visibilidade ao município”, avaliou o prefeito.
A diretora de cultura, Ana Paula Girardi, relatou que foram feitas várias reuniões para elencar as expectativas e demandas da comunidade. Segundo Ana, a conclusão do Plano Municipal de Turismo representa uma conquista ao mostrar a realidade do setor no município, de que maneira está estruturado atualmente, quais são as potencialidades e as necessidades locais de investimentos.
A Administração Municipal também realizou encontros com pessoas interessadas em participar da rota de turismo. “Fomos surpreendidos positivamente pela participação da população. Realizamos visitas nessas propriedades para identificar suas potencialidades e reconhecer em qual setor se enquadrariam melhor. Ainda está em desenvolvimento, mas já temos atrativos rurais, gastronômicos, religiosos e culturais. Tenho certeza de que os empreendedores rurais e as lideranças do setor estão engajados nessa proposta e desejam torná-la realidade. Essa determinação aliada com o povo hospitaleiro dará bons frutos”, analisou Ana.
O secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Renan Carlos Solivo, reforçou que Nova Erechim é a capital estadual do Talián, um dialeto derivado do italiano que é bastante usado pelas famílias de imigrantes. “Ao investirmos no turismo valorizamos também a nossa colonização italiana, resgatamos nossa cultura e mostramos nossos diferenciais na gastronomia, nas belezas naturais, na utilização das plantas medicinais e na produção de bebidas artesanais”, expôs.
De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, os municípios do oeste catarinense estão se preparando para receber o novo público de turistas, extremamente exigente e com muitas expectativas, que está disposto a consumir novidades e ter experiências diferenciadas enquanto aproveita a vida. “Aliado a isso, estão novos comportamentos dos consumidores adquiridos e intensificados pela pandemia da covid-19: as pessoas passaram a priorizar viagens curtas, com transporte próprio e a utilizar hospedagem alternativa que preze pela privacidade e pelo conforto”, enalteceu. MB Comunicação