O Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional da Associação Comercial Industrial de Chapecó (ACIC) participou de reunião com a Câmara de Comércio Exterior da Índia, nesta semana. A pauta foi de aproximar as empresas catarinenses com os empresários do comércio indiano e aconteceu na ACIC de Chapecó. Participaram da reunião o presidente da ACIC Lenoir Broch, a diretora de relações e negócios internacionais e coordenadora do Núcleo Bruna Furlanetto, o representante da câmara de comércio e indústria indo-brasileira em Santa Catarina Ivan Roberto Gilioli, o tesoureiro do Núcleo Marcelo Eduardo Perin os integrantes do núcleo Rodrigo Miotto e Henrique Michelin.
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A missão do Núcleo é contribuir para o crescimento contínuo das empresas de comércio exterior e logística internacional com a oferta de produtos e serviços que atendam às exigências dos mercados globalizados. “Proporcionar para as empresas essas conexões para que expandam seus horizontes, para que aumentem suas vendas, para que eles cresçam, se desenvolvam”, comenta Bruna Furlanetto.
As informações apontadas na reunião são de que Índia está se tornando um dos principais destinos de investimento estrangeiro direto, atraindo bilhões de dólares em capital todos os anos. Até 2025 a indústria alimentícia será de US$ 535 bilhões; a química de US$ 304 bilhões; a de bioeconomia de US$ 150 bilhões e que os setores em crescimento são tecnologia da informação, automotivo, energia renovável, produtos farmacêuticos, alimentos e bebidas.
Também foi abordado o Itinerário Smart Cities Índia, uma exposição em Nova Deli que demonstra a modernização emergente e a paisagem em desenvolvimento da índia. A feira destaca a integração de tecnologias transformadoras com os pilares do desenvolvimento urbano, como edifícios verdes, energias renováveis, meio ambiente limpo, conservação de água, mobilidade urbana e o uso de soluções para otimizar recursos. Uma possibilidade de realizar negócios direto com as empresas locais.
Outra oportunidade apresentada é a Indus Food, Índia 2024. A Câmara de Comércio e Indústria indo-brasileira, juntamente com a INDUS FOOD F&B e INDUS FOOD TECH, serão os responsáveis pela organização da missão empresarial, com o objetivo de atrair investimentos e promover a geração de negócios entre o Brasil e o mercado indiano de alimentos. A feira contará com exposições multisetoriais para que os empresários conheçam diversas faces do mercado mundial alimentício, aproximando compradores e vendedores, além de oferecer atividades de networking entre os participantes dos mais de 80 países. Também serão realizados seminários com conteúdo especializado para a comercialização com o mercado indiano a fim de facilitar a entrada de produtos brasileiros no país asiático.