Geral

Organização Mundial da Saúde alerta para gripe aviária

Aumenta a preocupação da Organização Mundial da Saúde com surtos de gripe aviária, que têm sido registrados em praticamente todos os continentes.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

A gripe aviária é uma doença provocada pelo vírus H5N1, que é transmitido pelo ar. Os animais que se infectam são as aves comuns e aves silvestres.

Humanos que têm em contato muito próximo com animais infectados também ficam sujeitos à infecção.

Segundo informações que se tornaram públicas, a OMS tem consultado fornecedores de vacinas para entender a capacidade de produção deles caso o H5N1 se torne uma emergência de saúde pública, o que indica uma preocupação real com a possibilidade de uma pandemia.

Atualmente, de acordo com o Ministério da Agricultura, o Brasil lidera a exportação mundial de carne de frango e responde por 35% desse mercado.

É também o sexto maior produtor de ovos do mundo.

O país está livre do vírus na avicultura e redobrou os reforços para evitar a entrada do vírus.

Segundo a pasta, além do aumento das medidas de vigilância ativa, que são as ações de fiscalização realizadas pelos agentes do Ministério, também foram intensificadas as medidas de vigilância passiva, que é a comunicação da doença por produtores e pelos cidadãos que percebam sintomas em aves caseiras ou silvestres.

Se você perceber aves com sinais respiratórios, nervosos, digestivos ou notar que a mortalidade das aves aumentou, inclusive aves de vida livre, informe o fato imediatamente Serviço Veterinário Oficial do seu município.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios