O prefeito Rogério Pacheco anunciou nesta quarta-feira, 12, uma série de medidas que serão implementadas como ações preventivas para a segurança das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs. O anúncio foi feito após uma série de reuniões, revisão de protocolos, levantamentos e planejamento do necessário em cada unidade educacional.
⬇️Quer ficar BEM INFORMADO?⏬
👉 Clique abaixo e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
👉🏿Acesse nosso grupo de NEGÓCIOS/CLASSIFICADOS💰
Desde a semana passada, quando ocorreu o trágico acontecimento em Blumenau, “a administração vem agindo de maneira responsável, sem pirotecnia ou sensacionalismo, buscando soluções que possam trazer mais segurança para as crianças e tranquilidade para os pais”, ressaltou o prefeito na reunião que contou com a presença das polícias Civil e Militar, Conselho Tutelar, OAB, Conselho Municipal de Educação, Bombeiros Voluntários, Câmara de Vereadores e secretariado de governo.
Foi consenso entre os participantes na reunião que a solução não deve recair sobre o Poder Público apenas, e que a sociedade precisa fazer a sua parte, principalmente os pais, vigiando mais os filhos, orientando e despertando neles uma cultura de paz, desviando os mesmos do caminho da violência. Não haverá segurança que irá resolver estes problemas se a sociedade continuar refém das redes sociais e as crianças da tecnologia, principalmente alienadas em jogos eletrônicos.
Tanto a Polícia Militar quanto a Civil confirmaram não haver o registro de qualquer tipo de ameaça em educandários de Concórdia. A inteligência de ambos não detectou nada. Mesmo assim, rondas ostensivas estão sendo realizadas, visando dar tranquilidade a todos. A secretária de Educação, Gládis dos Santos, salientou que é preciso devolver a normalidade para as crianças e professores. “Não podemos admitir uma geração que viva enclausurada, quando a educação precisa transcender dos prédios para a sociedade”, comentou.
Pacheco também recebeu os representantes de um grupo de pais que faziam um manifesto em frente ao Centro Administrativo, onde ouviu a preocupação de ambos, e repassou as ações realizadas e as medidas anunciadas nesta manhã. “Entendemos a preocupação dos pais e não mediremos esforços para garantir a segurança das crianças. E gostaria de conclamar os pais a nos auxiliar nesse cuidado e reportar qualquer desconfiança para os órgãos de segurança”, falou.
Veja as medidas anunciadas pela Administração de Concórdia:
– Contratação emergencial de seguranças/vigias para todas as escolas e CMEIs.
– Criação do Gabinete de Segurança
– Ampliação do número de câmeras de vídeo monitoramento escolar e portões com vídeo monitoramento hoje presente em 80% dos estabelecimentos.
– Adequações e melhorias de muros e cercados nas escolas e CMEIs.
– Ampliação e unificação do Protocolo de Segurança com conjunto com órgãos de segurança e sociedade civil.
– Fortalecimento das parcerias com a Segurança Pública para o monitoramento dos espaços escolares.
– Investimento em mais câmeras de vídeo monitoramento nas ruas próximas aos estabelecimentos escolares.
– Capacitação de equipes gestoras das escolas e CMEIs.
– Formação docente para o trabalho socioemocional.
– Criação do Comitê Escolar para Prevenção à Violência
– Apoio psicológico para professores e servidores de escolas e CMEIs.
– Fortalecimento do Programa de Saúde Mental voltado aos estudantes.
– Implementar a cultura da paz com a realização de atividades permanentes.