Os 40 deputados que integram a 27ª Legislatura do Parlamento Jovem Catarinense, representando oito diferentes regiões de Santa Catarina sorteadas no ano passado, tomaram posse na tarde desta segunda (18) no Plenário Osni Régis e em seguida elegeram a mesa diretora. Até a sexta (22), os jovens participarão de reuniões de comissões, sessões plenárias e demais atividades legislativas.
Os jovens deputados foram escolhidos em eleições realizadas no mês de abril em escolas de ensino médio participantes do programa. Neste ano, participam do projeto escolas das cidades de Águas Mornas, Videira, Joinville, Chapecó, Canoinhas, São Joaquim, Morro Grande e de Bombinhas, sorteadas em dezembro do ano passado. A realização do Parlamento Jovem é do Núcleo de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.
A sessão dos parlamentares jovens será na quinta-feira (21), às 14 horas. As matérias discutidas e aprovadas podem ser aproveitadas pelos deputados estaduais em exercício. Dessa forma, passam a tramitar na Casa como projetos de lei. As 27 edições do programa já resultaram na aprovação de 41 leis estaduais que foram oriundas do Parlamento Jovem Catarinense.
A presidente da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, deputada Marlene Fengler (PSD), deu as boas vindas aos parlamentares jovens e destacou a importância da participação na vida pública. “Esse é um dos programas mais importantes da Assembleia Legislativa, porque ele promove a participação do jovem na discussão, no debate político. Eles têm uma oportunidade de vivenciar a vida do Legislativo durante uma semana, entender como funciona, a importância do Legislativo, e fazer sua parte como cidadão, participando e promovendo mudanças que essa juventude precisa, quer e que só acontece se eles participarem.”
A gestora do Núcleo de Educação para Cidadania, Lea Medeiros Cardoso, afirma que com o programa Parlamento Jovem já percebeu a consolidação da participação dos jovens na política. “A cada edição que passa a gente vê a qualidade das proposições, a participação e o envolvimento dos alunos em vários temas e, muitos destes temas, que nem imaginávamos que seria um incômodo em suas regiões, eles acabam elaborando uma proposição legislativa e trazem para o Parlamento para discussão no plenário.”
Ela explica que os jovens deputados tomaram posse nesta segunda-feira, se tornaram oficialmente deputados e deputadas jovens. “Durante toda essa semana vão fazer todos os trabalhos da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), vão analisar as proposições que eles mesmos fizeram, até culminar na quinta-feira, que é o dia da sessão plenária, que eles ocupam o espaço e fazem uma sessão ordinária desta 27ª edição”.
Deputados da 27º Legislatura
Agatha Koch
Airton Kirschner Júnior
Alessandra Longe
Alessandro Moreira Giusti
Alyne Ágatha Braatz Ribeiro
Ana Cláudia Wzorek
Anelise Boddenberg
Bruna Emilly Lima Lourenço
Carlos Eduardo da Silva
Caroline Becker
Daniela Kuhnen
Edson Carlos Olivo Júnior
Gabriela Maria Andrighi
Henrique Miguel de Jesus
Igor Tiago Stein Boll
Janaina Carlos João
João Marcos Machado Rosa
José Henrique Sutil Velho Coelho
Laura Rodrigues Ortiz
Lucas Teixeira Faustino
Luiz Guilherme Fedumenti Dobrychtop
Luiz Henrique Carvalho de Campos
Matheus Ribeiro Nunes de Oliveira
Micael Haggios dos Santos
Núbia Macarine Scarpato
Othavio Henrique Renault de Castro
Paola Elizabeth Lopes Bernstein
Patrick Munaretto
Pedro Arthur Bigarella Favero
Pedro Henrique Fortunato
Pietro Della Rocca
Renata Amabile Hermes Spricigo
Rhanya dos Santos Fernandes
Taís Andrade de Francisco
Thomas da Silva Paschoal
Vanessa Rosseto Andreola
Vinícius da Silva Koerich
Vitória Isabel Cordeiro
Weliton Sidnei Kirchner
Willian Rosseto Andreola