Defensor público Ralf Zimmer (90) é candidato a governador com o slogan Para SC prosperar! pelo PROS, sigla que tem três vereadores no Estado e cerca de 17 segundos de propaganda eleitoral
Nascido em 28 de maio de 1979 em Chapecó, Ralf Zimmer Junior, acrescentou Guimarães ao seu nome em 2019, ao casar-se com Camila Guimarães Moreira Zimmer. Pai do Luca e da Isadora, é advogado desde 2005 e defensor público desde 2013. Foi o primeiro Defensor Público Geral de carreira de Santa Catarina, entre 2016 e 2018. É pós-graduado em Gestão Pública Avançada pela École Nationale d’Administration (ENA) e autor do livro Só o Supremo no banco dos réus?
Foi autor do primeiro pedido de impeachment contra o candidato à reeleição Carlos Moisés (Republicanos), primeiro processo desde a redemocratização, lembra ele, a afastar cautelarmente um governador do cargo.
Ralf Guimarães Zimmer Junior foi candidato a deputado federal pelo PSDB em 2018, numa campanha franciscana em que fez em torno de 2,5 mil votos. Dessa vez, chegou à disputa majoritária por decisão da Justiça Eleitoral, com 17 segundos de propaganda e R$ 600 mil do fundo especial do PROS. Setores do partido pretendiam compor com outras coligações, mas o candidato, com apoio dos vereadores Ednaldo José Marcos, de Joinville, Marcos Roberto de Melo, de Palhoça, e Carlos Roberto Alexandre, de Santa Cecília, conseguiu assegurar nominata completa em chapa pura com 17 candidatos a deputado federal e 18 a estadual.
“Estilo de governo será de diálogo permanente com a sociedade e transparência total.”
Como vai ajudar a diminuir o custo das famílias catarinenses?
Vou ajudar a diminuir o custo de nossas famílias mudando o modelo de Estado. Enxugando estruturas arcaicas, investindo em tecnologia para com a sobra poder reduzir tributos.
Como classifica o atual momento brasileiro, quais os maiores desafios?
O momento brasileiro é de transição se aproveitarmos para construirmos o nosso futuro. O maior desafio é modificarmos o modelo de gestão, imprimir maior transparência e eficiência à máquina pública.
Como percebe a situação global, com recessão mundial e crise climática? Qual agenda faz sentido numa situação dessas?
Devemos nos preocupar com o que estiver ao nosso alcance. No caso, um desenvolvimento equilibrado com respeito aos recursos naturais e eficiência no trato da coisa pública.
Qual será sua prioridade e estilo de gestão se eleito?
Prioridade será transparência e construção de uma ferrovia que atravesse o Estado para escoar a produção e fomentar o turismo. O estilo será de diálogo permanente com a sociedade e transparência total.
Como ou com quem vai compor sua equipe de governo?
Vou compor com quadro técnico qualificado em consonância proporcional com as forças do parlamento que vierem a ser eleitas. Meu chefe da Casa Civil será Jeferson Rocha, presidente do PROS SC, advogado e produtor rural.
O que espera das eleições 2022?
Espero que em 2022 vençam os mais preparados para governar com os planos mais concretos de governo. E por isso estou confiante na vitória! Convoco os eleitores a conhecer nosso plano de governo registrado no TRE e nas redes sociais. Assumo compromisso de não reeleição e tantos outros que vale conferir, para me cobrarem depois de eleito.