No ano que as mídias digitais devem ser ainda mais influentes na campanha eleitoral, em função da pandemia do novo coronavírus, uma pesquisa do Instituto Mapa mediu a popularidade dos políticos nas redes sociais, em Santa Catarina, e trouxe ótima notícia ao prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM).
O estudo somou a quantidade de seguidores dos prefeitos nas redes sociais, considerando as dez cidades mais populosas de Santa Catarina e Loureiro está na frente, com ampla vantagem. O instituto também levantou o número de seguidores do governador e dos senadores de Santa Catarina, assim como do Presidente da República. Confira!
Ranking de seguidores dos políticos nas redes sociais
Prefeitos
Considerando as redes sociais Facebook, Youtube, Instagram e Twitter, o prefeito de Florianópolissoma 182.864 seguidores. Em segundo lugar, Camilo Martins (PSD), de Palhoça, com 56.258 e, fechando o top 3, o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon (PSL), com 47.930. Veja o ranking completo:
Gean também vence a disputa com os demais prefeitos, considerando todas as redes sociais isoladamente. No Youtube, por exemplo, ele tem 1590 seguidores. A maioria dos políticos não tem presença nessa rede social e o 2º lugar, Volnei Morastoni (MDB), de Itajaí, tem apenas 120 seguidores. O recorde de seguidores em uma rede social apenas, entre os prefeitos, também é de Gean, com 90.797 seguidores no Facebook.
Outros políticos de SC
O mesmo levantamento sobre os políticos nas redes sociais apontou que o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), tem 425.967 seguidores. No ranking por senador em Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) está na ponta, com 91.106 seguidores. Esperidião Amin (PP) é o 2º, com 73.981, e Dário Berger o 3º (MDB) com 65.799.
A pesquisa também computou os números do presidente Jair Bolsonaro. Ele tem 39.777.601 seguidores nas redes sociais.
Gostou de conhecer os dados? Você também pode acessar a pesquisa do Instituto Mapa na íntegra. (Nícolas Horácio, especial para Coluna Pelo Estado).