Chapecó é o primeiro município de Santa Catarina que formalizou um Plano de Arborização Urbana – PDAU. Por isso foi convidado para palestrar no 3º Fórum Catarinense de Arborização Urbana que acontecerá entre os dias 16 e 17 de março, em Blumenau (SC).
Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
O Engenheiro Agrônomo da Prefeitura de Chapecó, Fábio Pit, destaca que o PDAU é referência para o Estado e muitos profissionais solicitam o plano para nortear projetos novos de arborização. O documento foi elaborado com o objetivo de ajudar a nortear a arborização da cidade, estabelecer áreas prioritárias de arborização e padronizar os procedimentos de plantio, poda e supressão. Além disso, traz um diagnóstico da arborização, estabelece metas e ajuda no respaldo legal as ações da equipe, pois foi aprovado na forma de lei e vinculado ao plano diretor.
“O plano apresenta um conjunto de informações sobre as espécies utilizadas em arborização, classificando as espécies arbóreas em relação a sua interação com o meio urbano, possui uma lista de espécies recomendadas e o local mais adequado onde elas são recomendadas”, explicou.
Fórum
O Fórum Catarinense de Arborização Urbana é um espaço permanente de debate e troca de experiências sobre a arboricultura, fomentando as boas práticas em arborização urbana no Estado de Santa Catarina, visto que é fundamental que os municípios discutam e executem políticas públicas que otimizem a gestão da arborização urbana em seus territórios.
O evento tem como foco principal a apresentação da temática, trazendo um panorama geral sobre a arborização urbana no país e no estado e suas interfaces ambientais, econômicas, de gestão e de manejo para que possamos conhecer, avaliar as dificuldades e propor soluções para uma gestão qualificada da arborização urbana no estado.