DestaqueGeral

Poder Judiciário do oeste adere à campanha Outubro Rosa

“De lenço ou coroa, todas as mulheres são vencedoras!”. É com esta bela frase que os visitantes do fórum da comarca de Descanso são recebidos neste mês em que acontece a campanha Outubro Rosa. O cartaz foi confeccionado com papel, tecido e boa vontade da chefe de Secretaria, Lisete Wohlmuth. Ela – com auxílio das agentes de serviços gerais, o zelador e o jardineiro – também é responsável por deixar o fórum cor-de-rosa neste período do ano, desde que a campanha iniciou no Brasil. Com tecido, plástico, madeira e fita, ela conseguiu cobrir as lâmpadas do jardim para que refletissem no prédio.

“Queremos conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama e incentivar o cuidado com a própria saúde”, conta Lisete que também organizou a distribuição de balas e lacinhos de fita rosa para os visitantes.

Cartório

No fórum da comarca de São Miguel do Oeste, os servidores e colaboradores utilizaram vestuário ou acessório na cor rosa para lembrar a campanha. Neste mês, a comarca também realizou campanha para arrecadar alimentos que foram doados para a família de um garoto de 12 anos que enfrenta leucemia. As dificuldades da família chegaram ao conhecimento dos servidores por meio da assistente social do fórum, Ivania Welter, e a oficial da infância Jocieli Scariot.

No cartório extrajudicial Escrivania de Paz do Distrito de Figueira, no interior de Chapecó, o engajamento foi total entre os colaboradores. As camisetas abordam o Outubro Rosa e o Novembro Azul. A unidade realiza, em média, quatro mil atendimentos por mês. Com cada visitante, o atendente conversa sobre a importância de realizar exames de prevenção à doença. O local é ponto de coleta de lenços e chapéus para posterior repasse à Rede Feminina de Combate ao Câncer. No mês que vem, a arrecadação será de bonés, chapéus e gorros masculinos. Os visitantes também são convidados a doar o troco, que receberiam, para a Rede.

“A ideia é ajudarmos da maneira que conseguirmos. Quanto mais gente se envolver, maior será a conscientização de todos, inclusive de nossos governantes para encaminhamentos de melhorias das políticas públicas, principalmente na agilidade para realização de exames, tratamentos e cirurgias para aumentar a chance de cura das pacientes”, ressalta a escrivã de paz e oficial titular do cartório, Cristina Lúcia Lang.

Rede Feminina

A Rede Feminina de Combate ao Câncer atua em Chapecó há 37 anos. Realiza, em média, 800 exames preventivos por mês, gratuitamente. Além disso, faz empréstimo de perucas, lenços e demais acessórios para mulheres em tratamento. Também é mantenedora da Casa de Apoio que abriga mulheres e crianças da região que fazem tratamento contra o câncer, em Chapecó. São 14 suítes disponibilizadas, sem custo, além das refeições servidas.

O Grupo Provim (Programa Viver Melhor) também faz parte da estrutura com atividades de apoio psicológico através de encontros entre pacientes e mulheres mastectomizadas. Todos os serviços são mantidos por meio de doações da comunidade e da venda de camisetas, guarda-chuvas e outros itens confeccionados com a marca da Rede.

Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e o câncer de colo do útero. No Brasil, as campanhas de conscientização sobre acontecem desde 2002.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios