Na tarde desta segunda (16), esteve na sede do Sindicato Rural de Lages, o coordenador Estadual do Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes contra o Agronegócio da Polícia Civil (Caoagro), Delegado Fernando Callfass, a convite da diretoria do Sindicato Rural e da Delegacia Regional de Polícia de Lages. Na ocasião ele apresentou como todo o sistema vem funcionando em Santa Catarina.
Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
A partir da explanação, os presentes tiveram oportunidade de entender por que o projeto foi criado, como as pessoas podem acessar o centro de apoio, e como as ferramentas podem ser úteis a quem precisar do serviço. Embora a sede do organismo esteja situada na Região Oeste, o atendimento abrange todo o Estado. A instalação em Chapecó é em razão do grande número de ocorrências na região. “No entanto, qualquer produtor rural que porventura tenha sido vítima de algum tipo de ilícito poderá buscar a ferramenta e ser atendido”, ressalta o delegado Fernando.
A vinda do delegado a Lages, também teve uma importância psicológica, no sentido de tranquilizar os produtores locais, com a especificação de que o centro de apoio é estadualizado. Todos os boletins de ocorrências (BOs), sem exceção, sejam os feitos em qualquer Delegacia do Estado ou os realizados forma online através da Delegacia Virtual chegarão ao Caoagro. O novo setor tem acesso imediato de todos os boletins de crimes nas propriedades rurais, e que passam a ser considerados contra o agronegócio, independente de pequeno ou grande produtor. “Além disso, a ideia foi mostrar como estava a situação em Santa Catarina, e como ela está hoje. O mapa da criminalidade do agro a partir de março já pode ser visto nos nossos smartphones”, afirma o delegado.
Por sua vez, o presidente do Sindicato Rural de Lages, Márcio Pamplona, disse que, sem dúvida, é um passo a mais para os produtores evoluírem nessa parceria entre as Polícias Militar e Civil, e os demais órgãos de segurança. “O que a gente espera é que possa, na prática, ser uma nova ferramenta para ajudar o produtor rural de todo o nosso Estado no combate a esses crimes”, opina Pamplona.
Também estiverem presentes no encontro, Policiais Militares, membros da OAB de Lages, do executivo Municipal, Cidasc e Epagri.