A Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia Civil de Xaxim (SC), com apoio de policiais de diversas unidades da 16ª Delegacia Regional de Xanxerê (SC), do Serviço Aeropolicial de Fronteira (SAER), do Núcleo de Operações com Cães (NOC) e da Polícia Militar, deflagrou na manhã desta quinta (19), a 1ª fase da “Operação Presente Indesejado”, que visou ao cumprimento de seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Regional das Garantias de Chapecó (SC).
As buscas foram realizadas por cerca de 40 policiais civis e militares e tiveram como alvo residências e estabelecimentos comerciais localizados nos Bairros Santa Terezinha, Vargas e Centro do município de Xaxim.
De acordo com as investigações realizadas até o momento, evidenciou-se a existência de organização criminosa estruturalmente ordenada, com divisão específica de tarefas, voltada ao tráfico de drogas em larga escala no município e região. Do proveito econômico, opera-se a lavagem de dinheiro, com vistas a dissimular a origem das transações financeiras.
O grupo investigado é apontado como sendo responsável por gerenciar a comercialização e o transporte de substâncias ilícitas, sem, contudo, “encostar na droga” ou aparecer publicamente.
Como resultado das diligências realizadas na manhã desta quinta, no âmbito da 1ª fase da operação, restaram apreendidos elementos de prova, que serão submetidos a exame pericial e vinculados ao Inquérito Policial pertinente.
Não houve detidos.