A Polícia Civil de Chapecó, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC), conclui a investigação relacionada à localização de uma ossada humana, encontrada em agosto de 2019, no Bairro São Pedro B, interior de Chapecó (SC).
Inicialmente, no dia 7 de agosto de 2019, um cidadão, morador da localidade, encontrou um crânio dentro do terreno de sua residência, possivelmente levado ao local pela ação de cachorros. Nos dias 8 e 9 daquele mês, após a continuidade das buscas, mais ossos foram encontrados, completando-se o esqueleto humano, além de peças de roupas anteriormente usadas pelo cadáver, já deterioradas.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!
Conforme apontou o laudo pericial, elaborado pelo Instituto Médico Legal, trata-se de ossada de um homem adulto, de idade média de 48 anos de idade (intervalo etário provável: 38 a 58 anos), com histórico médico de fratura ante-mortem da tíbia esquerda (“canela”) e nariz. Diante das circunstâncias, não foi possível precisar a causa e a data da morte.
Buscando primeiramente identificar a vítima, de onde partiria a investigação, os policiais da DIC realizaram pesquisas em banco de dados à procura de pessoas desaparecidas na região, que até aquele momento não teriam reaparecido. Em contanto com os respectivos familiares, a grande maioria já havia retornado aos seus lares, sendo que, no tocante aos que ainda estavam desaparecidos, não foi constatado indicativo de possível ligação com a ossada. Em outra localidade, pessoas foram submetidas à comparação genética, sendo o resultado improcedente.
Além do mais, realizou-se trabalho em conjunto com outras forças de Segurança Pública, notadamente para a obtenção de informações que levassem à identidade da ossada.
Realizadas todas as diligências possíveis e, ainda assim, não descoberta a identidade da vítima, o correspondente Inquérito Policial foi concluído pela DIC e encaminhado ao Poder Judiciário, para ciência do Ministério Público.
Ressalta-se que, em caso de novas informações, a investigação poderá ser reaberta.