Destaque

Prefeitura de Chapecó desburocratiza Concessão e Renovação do Alvará Sanitário

Em mais uma das ações de desburocratização da Administração Pública o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, assinou na semana passada o Decreto Nº. 44.519, de 8 de março de 2023, que altera fluxos da Concessão e Renovação do Alvará Sanitário.

Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS  EM SEU WHATSAPP

De acordo com o prefeito o objetivo é incentivar o empreendedorismo em Chapecó, diminuindo o “peso da máquina pública das costas do contribuinte”.

O secretário de Saúde do Município, Jader Danielli, explicou que as exigências que garantem a qualidade e segurança dos produtos para o consumidor continuam. O que houve foi a alteração de alguns processos, principalmente para atividades de baixo risco, buscando agilizar o tempo de abertura das empresas.

A partir de agora as empresas que precisarem da aprovação de viabilidades junto ao REGIN (Sistema de Registro Integrado) terão sua aprovação automática, ou seja, dispensando o envio de documentos prévios para esta fase. Assim como, para as atividades de baixo risco sanitário, terão sua aprovação automática na segunda fase do REGIN, chamada de Alvará e que dá andamento à inscrição estadual.

Quando se tratar de atividade baixo risco sanitário, os estabelecimentos que precisarem de declaração da dispensa não terão mais efetuar o pagamento da taxa para emissão do documento, pois o município entende que esse documento é um direito do contribuinte.

Já para as atividades de médio risco sanitário, priorizar-se-á a agilidade na licença, o fluxo seguirá uma rotina prioritária para que as empresas possam iniciar suas atividades o mais rápido possível. Outra mudança, para os estabelecimentos de médio risco, será que as declarações de compromisso sanitário, antes obrigatórias de envio anual, passará a partir desse decreto, a serem cadastradas gradativamente para liberação automática (lembrando que em caso de alteração de atividade, endereço e forma de atuação o envio da declaração permanece obrigatório).

Com relação a renovação dos alvarás de alto risco sanitário, considerando a alta demanda de pedidos de renovação, a inspeção obrigatória, que antes era anual, passa a ser a cada 18 meses, possibilitando em muitos casos a renovação prévia à inspeção (exceto para estabelecimentos infracionados em inspeção anterior ou em casos que lei específica não permita).

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios