Clair Fátima dos Santos, 59 anos, moradora do bairro Trevo, teve duas boas notícias nesta terça (23). Pela manhã houve a inauguração do Centro de Saúde da Família Giocondo Cella. À noite, no Teatro do Centro de Eventos, recebeu a autorização do exame de colonoscopia, já com data marcada. Ela foi uma das 492 pessoas beneficiadas no ato.
Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
“Eu já estava esperando há três anos. Minha mãe faleceu há sete anos de câncer do intestino e por isso preciso fazer o exame preventivo”, explicou.
De acordo com a gerente de regulação da Secretaria de Saúde, Suzana Ines Berlt, estes exames evitam que muitas pessoas precisem acessar tratamentos de oncologia, pois é possível identificar a doença em seu estágio inicial. Além do agendamento os pacientes terão polipectonia, se necessário, e anato patológico, para verificar se tem malignidade ou não no material coletado.
O secretário de Saúde, Jader Danielli, disse que estão sendo investidos R$ 500 mil de recursos da Prefeitura e também do SUS para a realização dos exames, que nesta etapa serão realizadas no Hospital da Criança, em parceria com a direção da unidade. Ele explicou que existem mais de dois mil exames represados só na colonoscopia, muitos de antes da pandemia. E citou que no último mês mais de mil pessoas já foram beneficiadas com exames e agendamento de cirurgias.
O prefeito João Rodrigues destacou que a Saúde é prioridade na atual Administração.
“No ano passado não conseguimos fazer andar os procedimentos por causa da Pandemia. Mas determinamos o investimento em cirurgias e exames, com recursos do município, para que possamos zerar essas filas represadas há quatro, cinco, seis anos ou mais. Não adianta só fazer obras. O mais importante é atender o cidadão que mais precisa. Nos próximos dias vamos agendar mais 500 exames, estamos com os mutirões de cirurgias, internamentos de dependentes químicos e a partir de agora as ações na saúde não param mais”, disse o prefeito.
O presidente da Câmara de Vereadores, Adão Teodoro, elogiou a administração por não ficar esperando ações do Estado. Outros vereadores e autoridades também estiveram presentes no Teatro Municipal, que foi reinaugurado neste mês de aniversário dos 105 anos do município.