O assunto acessibilidade mexe com inúmeros proprietários de imóveis que estão com alguma pendência e por isso, impossibilitados da emissão de alvarás e de desempenhar suas atividades. Com objetivo de apresentar uma proposta que possa auxiliar na regularização destas edificações, o prefeito de Concórdia (SC), Edilson Massocco e o vice-prefeito Fábio Ferri, acompanhados da equipe técnica e jurídica, realizaram uma reunião com a promotoria. “Foi uma conversa muito proveitosa e positiva. Levamos uma proposta que foi ouvida com algumas considerações. Assim, conseguimos formatar um Projeto de Lei, que irá para análise e votação dos vereadores”, explicou o prefeito, em entrevista coletiva, concedida nesta segunda (3).
Além de ajudar na regularização dos imóveis, o Executivo também mantém um olhar para este importante tema, que é a acessibilidade, oportunizando acesso à todos. Entre os avanços que o projeto de lei propõe, está a formação de uma comissão técnica, com servidores efetivos, que vão avaliar caso a caso, tendo o poder e a responsabilidade de emitir certificados. Em imóveis com pendências, sejam elas menores ou maiores, a comissão deverá apontar as providências para que o imóvel seja regularizado. Também avaliará as situações em que determinadas adequações são impraticáveis, considerando as especificidades do imóvel.
✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
Outra ação importante proposta é instituir a auto declaração, que deverá impreterivelmente estar acompanhada de um parecer e documentação técnica, emitida por um profissional legalmente habilitado, a exemplo do procedimento já amplamente adotado pelos órgãos estaduais. O Projeto de Lei também contempla uma ação que irá gerar economia, além de desburocratizar a emissão dos alvarás, pois o imóvel que obtiver a certificação não precisará providenciar novamente a documentação se houver a troca de inquilino, desde que mantidas as condições de acessibilidade do estabelecimento à época da certificação.