A primera-dama, Michelle Bolsonaro, completa um ano à frente do Programa Pátria Voluntária, criado para estimular e valorizar o trabalho voluntário no país. Como presidente do conselho do projeto, Michelle afirma que dar visibilidade ao voluntariado e apoiar as pessoas em situação de vulnerabilidade durante a pandemia foram as experiências mais importantes.
A plataforma do Pátria Voluntária dobrou de tamanho em um ano e já soma mais de 650 entidades e 15 mil voluntários. O número de ações abertas passa de um mil e já são mais de 650 mil pessoas beneficiadas com trabalhos voluntários e acolhimento.
Receba Notícias no seu WhatasApp
https://chat.whatsapp.com/J4WlEehakUP9cOsnsHJ4Ng🤳
Em entrevista ao R7 por e-mail, a primeira-dama destacou como um dos principais avanços a legislação que possibilita o reconhecimento das horas de trabalho voluntário em instituições acadêmicas e setor público. “O trabalho voluntário pode transformar vidas, tantos daqueles que o praticam quanto daqueles que o recebem”, afirma Michelle.
Outra iniciativa é a Arrecadação Solidária, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, que já arrecadou mais de R$ 10 milhões e beneficiou mais de 122 mil pessoas, entre idosos, pessoas com deficiência, população em situação de rua e povos e comunidades tradicionais durante a pandemia.
O Brasil tem um enorme potencial para o voluntariado e sentimos que muita gente quer se engajar nisso, mas não sabe como. Da mesma forma, temos muitas entidades precisando de voluntários, mas não sabem como recebê-los. Nós estamos aqui para valorizar quem já faz o bem e motivar, indicar caminhos para quem quer começar a fazer. O trabalho voluntário pode transformar vidas, tantos daqueles que o praticam quanto daqueles que o recebem”, afirma Michelle.
Fonte R7