Após uma semana intensa de entregas em diferentes regiões de Santa Catarina, Altair Silva (PP) participa neste domingo em Vargeão, no oeste catarinense, de um de seus maiores projetos à frente da Secretaria da Agricultura: o lançamento oficial do programa estadual de Internet Rural, batizado de Conecta Agro SC.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp
Altair tem acumulado conquistas significativas para o agronegócio do Estado, mas não é segredo que a internet de fibra ótica para o meio rural é um projeto diferenciado, que demandou um empenho especial.
O secretário da Agricultura esteve em Brasília diversas vezes, percorreu ministérios como o da Agricultura e o das Comunicações, reuniu-se com a Celesc, ajudou a formatar um projeto de lei junto com o governo e a Bancada do Oeste, tudo para conectar o campo à era digital.
“A internet de fibra ótica no meio rural já é realidade. A mudança vai revolucionar a educação e a forma de fazer agricultura em Santa Catarina”, afirma o secretário, acrescentando que o programa é mais um fruto da gestão do governador Carlos Moisés, que tem sido parceiro, entusiasta e incentivador das ações na agricultura.
Trata-se de uma iniciativa pioneira, sem precedentes no Brasil, com mais de R$ 100 milhões de aporte”.
Vargeão será o primeiro município a consolidar o programa, que começou com uma verdadeira união de esforços entre o Executivo e o Legislativo estaduais. O programa consiste de parcerias que, na prática, viabilizam a internet de qualidade no campo.
Se antes as operadoras tinham pouco interesse financeiro no tema, por terem de pagar às concessionárias de serviços públicos de energia elétrica o aluguel de postes, um nova lei estadual permitiu isentá-las deste custo, mediante uma política pública de parceria com as concessionárias (que poderão usar gratuitamente a internet) e a gestão ativa dos municípios, que terão acesso aos recursos do programa estadual.
Altair destaca que o trabalho da Bancada do Oeste na Alesc foi determinante para aperfeiçoar o modelo. O programa vai causar uma verdadeira transformação na vida de milhares de produtores rurais catarinenses, que poderão investir em tecnologias e inovações para adquirir conhecimento e aumentar a produtividade em suas lavouras.
“A agricultura tem se modernizado e o agronegócio tem passado por profundas transformações, com investimentos em automação e novas tecnologias para a produção. Construímos um projeto para levar a internet de fibra ótica para o interior do estado, uma mudança que irá revolucionar a educação e a forma de fazer agricultura em Santa Catarina.
A internet vai trazer uma nova vida aos produtores, um estímulo a mais para o conhecimento e para a inovação”, afirma o secretário.
Segundo Altair, o programa vai gerar uma revolução no agro catarinense, aumentando a atratividade do meio rural, dando possibilidades de escolha e estudos para os jovens agricultores.
“O apoio e a liderança do governador têm sido essenciais para a gestão de nossas ações, que culminam com o feito que celebraremos neste fim de semana”, afirma Altair.