Destaque

Programa Vida Plena já beneficiou 30 pessoas com cirurgias bariátricas e acompanhamento

O Programa Vida Plena: qualidade de vida na prevenção e tratamento da obesidade, já beneficiou 30 pessoas com cirurgia bariátrica e o acompanhamento. A maioria delas esteve nesta terça (17) no auditório da Prefeitura, para uma reunião com o prefeito João Rodrigues e o secretário de Saúde, João Lenz.

Um dos beneficiados é Luiz Carlos da Silva, que tinha mais de 250 quilos e agora está com 187kg, o que representa 63 quilos a menos.

“Para mim é uma nova vida. Não é mais a roupa que me escolhe, eu agora posso escolher. Eu estava com obesidade grave, ainda tenho que reduzir o peso mas o programa já me ajudou muito. Pude voltar a sair com a família e fazer atividades físicas. A gente renasce depois disso. Por isso quero agradecer a todos os envolvidos”, destacou Luiz.

✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP

O prefeito João Rodrigues disse que tudo iniciou a partir de quando soube da situação do Luiz e das dificuldades da família.

“Descobri que pelo Estado eram foram operadas seis pessoas de Chapecó em dez anos. Daí levaria 60 anos para atender quem está na fila. Então decidimos bancar as cirurgias com recursos próprios, o que dá R$ 23 mil por paciente. Mas isso é mais importante do que as obras, pois salva a vida das pessoas”, afirmou Rodrigues.

O secretário de Saúde, João Lenz, disse que há dois anos começaram as reuniões e o início do acompanhamento com equipe multiprofissional, pois era necessário preparar os pacientes para as cirurgias. Houve a contratação dos hospitais do Imigrante, em Brusque, e São Francisco, de Concórdia, que se habilitaram para fazer as cirurgias, que começaram no início do ano. Desde então os pacientes já perderam 590 quilos no total.

“As cirurgias permitem a melhora da qualidade de vida dos paciente e também reduzem outras doenças relacionadas ao sobrepeso, como artrose, diabetes e hipertensão”, disse Lenz.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios