Com mais de 260 mil habitantes e mais de 200 mil veículos licenciados no município, o trânsito de Chapecó registra diversos acidentes diariamente. Entre as vítimas se encontram estudantes em deslocamento para as unidades escolares ou no retorno para casa. Para buscar soluções na segurança no trânsito, a Diretoria de Segurança Pública e o Núcleo das Escolas Particulares da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveram uma reunião, nesta semana, com participação de 19 estabelecimentos de ensino particular.
Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
A intenção é implantar o projeto-piloto Travessia Segura nas escolas particulares do município para que os estabelecimentos contribuam no sentido de humanizar o trânsito, conscientizando escolares e condutores de veículos para uma atitude de civismo e de segurança. “Convidamos todas as escolas particulares para participar da reunião e, agora, esperamos que elas tenham adesão ao projeto, que vai trabalhar a educação para o trânsito, pensando nas crianças como multiplicadores para as famílias”, frisou a coordenadora do Núcleo das Escolas Particulares da ACIC, Luciana Balbinott Paludo.
O comandante da Guarda Municipal de Chapecó, Roger Lima, explicou que a ideia surgiu a partir do trabalho voluntário de uma mãe: Lia Antonelli, que auxilia os alunos do Colégio Adventista a atravessarem a rua. “Já tínhamos um projeto em mente e quando a Lia nos procurou para apresentar o trabalho que fazia a ideia se fortaleceu. Buscamos então o Núcleo das Escolas Particulares que já é nosso parceiro”, relatou.
O projeto consiste em ter familiares voluntários para auxiliar os alunos nos horários de entrada e saída das escolas. Os estabelecimentos vão buscar os voluntários e Diretoria de Segurança Pública, por meio da Guarda Municipal, irá capacitá-los. “A formação abordará temas sobre noções básicas de trânsito, de segurança no trânsito, de segurança tanto de pedestres quanto da pessoa que está fazendo a atividade voluntária, entre outros assuntos”, explicou Lima. Podem ser voluntários do projeto pais, avós, colaboradores das escolas e comunidade do entorno.
De acordo com o comandante, além de proporcionar mais segurança aos alunos e tranquilidade aos pais e responsáveis, a intenção também é resolver alguns gargalos nos horários de pico no trânsito nas entradas dos estabelecimentos de ensino. “Esperamos que os pais se sintam seguros em deixar as crianças um pouco mais longe, evitando estacionar em fila dupla e de cometer infrações de trânsito, que corriqueiramente acontecem. Os alunos poderão ficar a alguns metros da entrada da escola, se deslocar até a faixa onde terá uma pessoa para auxiliar na travessia segura. Esperamos ter um resultado positivo também para desafogar o trânsito em frente às escolas”, ressaltou Lima, ao acrescentar que dando certo o projeto-piloto com as escolas particulares, ele será expandido para as demais unidades escolares municipais e estaduais.
Luciana acrescentou que o encontro também foi importante para conhecer o trabalho da Diretoria de Segurança Pública. “Somamos esforços buscando melhorar o trânsito em frente às escolas. Essa é mais uma atividade da ACIC pensando em promover o crescimento contínuo de Chapecó, tendo em mente a necessidade de termos uma cidade cada vez melhor”.
O presidente da ACIC, Lenoir Broch, lembrou que o Núcleo das Escolas Particulares nasceu durante a pandemia para fortalecer os estabelecimentos e buscar ações conjuntas para resolver os desafios que se apresentavam na época. “A necessidade faz as entidades e as pessoas se moverem na busca de segurança e melhorias diversas. O Núcleo atua nesse sentido, sendo uma forma cooperada de se ajudar e é exatamente para isso que a ACIC existe. Essa é mais uma importante ação que contribuirá com a comunidade”, finalizou. MB Comunicação