
O Hospital Regional do Oeste (ALVF/HRO) e o Setor de Fonoaudiologia da instituição deram início nesta quarta (23), a um treinamento e capacitação sobre reabilitação pulmonar e fonatória. O evento prossegue nesta quinta com palestra da Especialista Clínica Marivana Fernandes, da Atos Medical Brasil, Enfermeira Oncologista e Pós-graduanda em Dermatologia.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp
O evento acontece no Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão (Educação Permanente) e trabalha o tema “Conhecendo o Paciente Laringectomizado”. A especialista aborda os insumos da padronização em Santa Catarina e os processos para reabilitação pulmonar e fonatória, com ênfase em pacientes laringectomizados totais.
A laringectomia total, retirada completa da faringe incluindo as cordas vocais, é feita em pessoas que tiveram câncer avançado. Dependendo do caso, o paciente pode perder a voz, preservá-la, ou ficar rouco.
O treinamento reúne médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, técnicos em enfermagem, estagiários, residentes, administradores de setores hospitalares. Nesta quinta, 24 de fevereiro, inicia às 9h seguindo até às 11h.
Principais temas abordados: O que é laringectomia total; principais consequências; comparação entre um paciente laringectomizado total e um paciente traqueostomizado; métodos de reabilitação vocal – breve apresentação da voz esofágica, laringe eletrônica e prótese fonatória; reabilitação vocal, o que é a prótese fonatória, manuseio, cuidados e orientações; o que é a laringe eletrônica, cuidados e orientações; reabilitação pulmonar; cuidados com a pele periestomal – orientações sobre cuidados da pele do laringectomizado total, e orientações gerais aos pacientes laringectomizados.