Há tempos o deputado federal Celso Maldaner acompanha a construção de políticas públicas que acabem com a exigência de emplacamento de máquinas agrícolas. Um dos termos de uma lei que foi aprovada com seu apoio em 2015 é de que ficaria a critério do Ministério da Agricultura a regulamentação deste benefício. Desde então, o Mapa está cuidando deste assunto com muita propriedade e o resultado foi divulgado na sexta (20).
Trata-se da Plataforma Digital de Registro e Gestão de Tratores e Equipamentos Agrícolas chamado de ID Agro. Com isso, tratores e equipamentos agrícolas, podem circular em vias públicas, sem custo para o produtor rural e sem necessidade de emplacamento e licenciamento, além de facilitar a comercialização de tratores usados, o acesso ao crédito e as ações de segurança em relação a roubos e furtos.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!
Para Maldaner, esta plataforma atende às reivindicações dos agricultores que precisam fazer uso de maquinários pelas rodovias. “É importante ressaltar que cada vez mais precisamos de ajustes como este que cooperem com o trabalho do homem do campo”, comemora o deputado.
O documento chamado Renagro, será equivalente ao CRLV dos demais veículos. Caso o trator ou outra máquina agrícola esteja transitando em via pública e não tenha o registro do Mapa, estará sujeito às mesmas medidas administrativas aplicadas aos veículos de passeio que transitam sem o CRLV.
O sistema foi desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa e o Instituto CNA (ICNA).