Coluna PELO ESTADOPolítica

RETICÊNCIAS: O achismo do caos!

Opinião – Eder Boaro, instrutor Master Mind e colunista político

Desde que iniciou a pandemia, temos recebido orientações das autoridades de saúde e algumas, pelo desconhecido, acabaram sendo revogadas. Mas o que me causa estranheza é o porquê das decisões que são adotadas sempre defenderem o caos e o pânico, ao invés de levarem esperanças à população.

Sabemos que ainda não existe comprovação científica de cura com o uso da hidróxicloroquina, porém, as evidências dos que a utilizaram são peças importantes para consolidar sua distribuição com receituário médico à população, que deve ter o direito de ser tratada dessa forma, caso assim entenda. Em uma guerra, não se espera a chegada do canhão para se defender do inimigo e, se necessário, uma pequena carabina poderá salvar sua vida. Nessa guerra contra à Covid-19, diante das incertezas que vivemos, utilizar medicamentos que sempre foram vendidos sem a necessidade de receita médica pode ser a tábua de salvação de muitos que ainda se contaminarão com o vírus chinês.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

Ainda temos o distanciamento social, com lockdowns eternos, que tem se demonstrado um crime contra a dignidade das pessoas. Idosos proibidos de tomarem sol, pais privados de trabalharem para levar o sustento para suas casas e crianças com o ano letivo comprometido é a face de uma sociedade comandada por gestores incompetentes e covardes.

As experiências com o isolamento tem sido a comprovação de que aprisionar as pessoas não diminui a circulação do vírus, como vemos em São Paulo, que fechou o comercio há mais de noventa dias e seguiu com a mesma elevação de contaminação. Além disso, pudemos ver na Suécia, que não fechou as escolas em nenhum momento, os mesmos índices de contaminação entre crianças que a Finlândia, que decretou quarentena e lockdown, indício que estamos prejudicando o aprendizado infantil por incapacidade de enfrentar o vírus. Essa semana, para pôr ainda mais dúvidas quanto às ações das nossas autoridades, a Ministra de Assistência Médica da Holanda, Tamara Van Ark, afirmou que o uso de máscaras para evitar a contaminação não tem comprovação científica e pode até trazer prejuízos no combate ao novo Corona, permitindo que a população opte pelo uso do EPI.

E, assim, diante do desconhecido, vamos aprendendo a conviver com as posições autoritárias de gestores públicos, ao mesmo tempo em que vemos, uma a uma, as teses apocalípticas sendo derrubadas por resultados positivos. O que me preocupa é saber até quando teremos condições de suportar o achismo que gera o caos e a miséria em nome de uma pseudo segurança sanitária…

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios