A bancada feminina, da Câmara de Vereadores de Chapecó, realizou nesta segunda-feira (31), uma reunião de trabalho para debater a elaboração do Plano Municipal do Direito das Mulheres. A bancada formada pelas vereadoras Marcilei Vignatti (PSB), Sueli Suttili (PSD) e Deise Schilke (PT), convidou ex-representantes e atuais integrantes do Conselho dos Direitos da Mulher para participar do encontro.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!
O Plano Municipal dos Direitos das Mulheres começou a ser discutido em julho de 2017, mas ainda precisa de ajustes em sua elaboração para ser encaminhado para votação no Poder Legislativo. “Organizamos esta reunião de trabalho para dar andamento a um plano que precisa ser executado o mais rápido possível”, destacou Marcilei.
As vereadoras Sueli Suttili e Deise Schilke, destacaram que a bancada feminina da câmara pretende se envolver de forma mais efetiva para que o plano se torne realidade. “Temos que ouvir muitas pessoas, mas é necessário que este documento seja enxuto para que possa ser possível a sua aplicação na prática”, destacou Sueli. “O Poder Público e a sociedade civil organizada precisam participar do processo para atualizar o plano que está defasado”, afirmou Deise.
A presidente do Conselho de Direitos da Mulher de Chapecó, Marília Bianchi, concorda que o plano precisa passar por atualização e prever o enfrentamento de novas demandas. “Precisamos assumir responsabilidades e construir parcerias no combate à violência contra a mulher. Atender a Casa Abrigo e manter uma aproximação com os órgãos de segurança são fatores essenciais”. As ex-presidentes do conselho, Flavia Durgante e Carolina Listone também participaram do encontro.
A vereadora Marcilei Vignatti, avaliou de forma positiva a reunião de trabalho e disse que alguns encaminhamentos foram feitos. “Queremos construir políticas públicas para melhorar a vida das mulheres. A bancada feminina acompanhará e incentivará esse processo”, finalizou.