GeralPolítica

Reunião de Trabalho discute implantação do Centro de Reabilitação Físico e Intelectual em Chapecó

Com a participação do secretário estadual de Saúde, André Motta Ribeiro, a Câmara de Vereadores de Chapecó, promoveu Reunião de Trabalho, para discutir a implantação de um Centro de Reabilitação Físico e Intelectual no município. A proposição foi da vereadora Marcilei Vignatti (PSB).

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp

O pedido é para que Chapecó e região contem com um centro especializado em reabilitação que ofereça em só lugar serviços multiprofissionais composto por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas, ocupacionais, psicólogos habilitados e capazes de atender essa demanda. As regiões Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis já oferecem esses serviços.

Além de representantes das secretarias municipal e estadual da saúde, a reunião teve a presença da direção do Hospital Regional do Oeste, médicos ligados a neurocirurgia e neuropediatria, Associação Comercial e Industrial de Chapecó e Sociedade Amigos de Chapecó.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp

O neurologista Mateus Santos, disse que muitas vezes, as famílias das pessoas que precisam buscar reabilitação acabam desistindo do tratamento pela dificuldade de locomoção para outras regiões e pelo empenho em encontrar profissionais habilitados.

O presidente da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (HRO), Reinaldo Lopes, demonstrou preocupação no local em que seria instalado o centro. “No Hospital Regional não há mais espaço”, destacou. Já o secretário de Saúde de Chapecó, Luiz Carlos Balsan, alertou para que o custo de manutenção não seja apenas de responsabilidade do município.

O secretário estadual de saúde, André Motta Ribeiro, foi questionado pelos vereadores sobre a viabilidade em instalar o centro de reabilitação em Chapecó. Segundo ele, é necessário que o município e as demais cidades da região promovam ações rapidamente e façam um estudo sobre as ofertas e as demandas. “A região precisa assumir seu papel e se organizar. Depois disso, o estado será parceiro em dar prosseguimento no acesso aos serviços”, destacou.

A vereadora Marcilei, avisou que a pauta sobre a instalação do centro de reabilitação se tornou oficial e comunicada para a Secretaria Estadual da Saúde. “Vamos continuar promovendo reuniões com as entidades de Chapecó para que os próximos passos sejam assumidos pelo Governo do Estado”, concluiu.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios