“Queremos dar boas condições para os moradores de São Carlos. O desafio é grande, o momento requer resiliência e empatia, mas temos que nos manter seremos e positivos”. Com essa visão, o prefeito Rudi Miguel Sander anunciou, nesta quinta (25), a renovação do Programa Cidade Empreendedora para os próximos dois anos. A solenidade virtual contou com a participação de lideranças políticas, empresariais, servidores municipais e representantes do Sebrae/SC.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!
O programa promove um ambiente favorável aos negócios para dinamizar a economia, gerar renda, emprego, arrecadação e produtividade. A iniciativa é executada pelo Sebrae/SC com apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) e da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). A base estruturante é composta pelos eixos de atuação: liderança, Sala do Empreendedor, compras públicas, desburocratização e educação empreendedora. A Administração Municipal escolheu como verticais estratégicas: turismo, artesanato, plano de cargos e salários dos servidores municipais e sustentabilidade.
De acordo com o prefeito, o programa representa um investimento e não uma despesa. “Estamos muito contentes em renovar essa parceria, pois já observamos resultados. Os empresários acreditam nas ações propostas e dão aval às decisões e aos incentivos propostos pela Administração Municipal”, analisou.
Entre as áreas prioritárias de atuação do programa, o prefeito realçou o turismo. “Temos grande vocação, porém era um setor que estava adormecido. O parque aquático estava parado, mas intensificamos os esforços para que atue plenamente. Agora, com planejamento estratégico, avançaremos. O turismo é uma indústria sem chaminé e precisamos aproveitar nossas potencialidades. Mostraremos nossos atrativos para região, para o Estado e até aos países vizinhos, canalizando as boas energias e a união da iniciativa pública e privada”, antecipou.
Outro projeto ousado, segundo Sander, é a apicultura. O município busca potencializar e profissionalizar os apicultores, incentivando a regularização da atividade e a comercialização. “De maneira prática e objetiva queremos transformar todas essas atividades em números, que darão os resultados propostos”, enfatizou o prefeito.
Para o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Silvano Mayer, a renovação da parceria com o Sebrae/SC fortalece o comércio em um momento extremamente delicado. “Precisamos estimular as empresas locais e prepará-las para a retomada econômica no pós crise sanitária. Sabemos da importância desse apoio e dos benefícios em todos os setores”, destacou.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), Januar Luiz Kroth, destacou a importância da parceria para auxiliar as empresas locais. “Neste momento histórico e singular precisamos dar atenção especial ao comércio, que teve suas portas fechadas por vários dias em função da pandemia. Como representante do setor agradecemos esse apoio e ressalto que estamos dispostos a ajudar”, afirmou.
Programa Cidade Empreendedora
Conforme o consultor articulador do Sebrae/SC na região oeste, Américo do Nascimento Junior, o programa beneficiará diversos segmentos econômicos e proporcionará indicadores sobre o perfil empreendedor local e suas principais necessidades. “O setor empresarial terá o apoio da Sala do Empreendedor, capacitaremos os servidores do setor de compras, estabeleceremos os termos de referência para as aquisições do Poder Público, incentivaremos a participação das empresas e dos produtores locais nos processos licitatórios e buscaremos reduzir o tempo dos procedimentos burocráticos”, explicou ao comandar também o kickoff meeting para alinhamento das ações do programa e apresentação das soluções disponíveis.
“Ao longo dos anos realizamos investimentos consideráveis na agricultura, o que é considerado virtuoso, porém ao se aplicar na indústria e no comércio, às vezes, parece um resultado invisível, quando na verdade um setor contribui para o outro. Agora, esses setores tão importantes possibilitarão a aceleração do desenvolvimento a partir de políticas públicas”, comentou o gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl,.
O gerente de desenvolvimento regional do Sebrae/SC, Paulo Rocha, enalteceu que o Programa Cidade Empreendedora também atuará na educação empreendedora, ao deixar um legado para os estudantes do município. “Vamos preparar os alunos para que tenham atitudes e comportamentos empreendedores”, adiantou.