O relatório anual das ações do Poder Público Municipal de Chapecó nas áreas da Agricultura e Meio Ambiente robustece a força das atividades produtivas do campo e a pujança do agronegócio chapecoense. Os números de 2019 são uma prestação de contas dos serviços realizados para atender àqueles que plantam, colhem e produzem alimentos de primeira qualidade, que chegam a mais de 60 países. Muitas das ações contaram com o envolvimento de outras áreas da Administração Municipal, visando o Desenvolvimento Rural de Chapecó.
Sedema em Números:
Programa Água Boa
O objetivo é o desenvolvimento sustentável com uma melhor qualidade ambiental e de vida da população, por meio de um conjunto de atividades planejadas de recuperação, melhorias e conservação da qualidade dos recursos hídricos, florestais e do solo.
- Abastecimento de Água pelo Aquífero Guarani: 266 famílias atendidas desde 2017 nas seguintes comunidades: Baronesa da Limeira, Alto Baronesa e São Roque;
- Abastecimento por Águas Superficiais: 675 famílias nos últimos seis anos (2014 a 2019);
- Número de Fontes construídas: 66, atendendo 91 famílias;
- Serviço de construção de Redes de Água: 454 famílias beneficiadas nos últimos cinco anos (2015 a 2019);
- Abastecimento de Água com Poços Profundos: 1068 famílias contempladas , mais 500 estudantes, de 2014 a 2019.
- 21 atividades de Educação Ambiental realizadas.
Resumo Geral de Abastecimento de Água em 2019:
– Construção de Redes: 06
– Poços Artesianos Perfurados e Contratados: 06
– Fontes Superficiais: 66
*** TOTAL DE NOVAS FAMÍLIAS ATENDIDAS SOMENTE EM 2019: 310
Estradas Rurais
Hoje existem aproximadamente 1.500 km de estradas de chão no interior de Chapecó, onde cerca de 2.000 pessoas recebem produtos, especialmente insumos, e escoam suas produções, além de 68 veículos que transportam, via 38 rotas, 1.532 alunos para escolas estaduais e 1.706 estudantes para escolas municipais.
Para o trabalho de manutenção e recuperação das estradas do interior, o Município dispõe de quatro conjuntos de equipamentos, um para cada quadrante da cidade. Para esse trabalho, em 2019, foram utilizadas 7.596 cargas de cascalho e 1.158 tubos de concreto. Para o serviço de construção de fontes e fossas foram utilizadas 500 toneladas de pedras.
Assistência Técnica (Parceria com a Epagri)
– 830 famílias foram atendidas em 2.190 oportunidades, envolvendo atendimentos em escritórios, visitas, reuniões, oficinas, palestras, excursões e cursos;
– 141 famílias indígenas foram atendidas em 371 oportunidades;
– 24 entidades foram atendidas em 91 contatos;
– 431 toneladas de calcário foram distribuídas a 25 famílias;
– 1164 sacos de sementes de milho foram entregues em 276 propriedades;
– 12 kits forrageiros foram entregues a oito famílias, e um kits apicultura foi distribuído;
– Foram elaborados 45 projetos de crédito (custeio e investimento), sendo seis beneficiários no Programa Menos Juros, do Governo do Estado;
– 03 kits informática fornecidos a jovens rurais;
– 42 atendimentos do Correspondente Bancário Banco do Brasil (COBAN);
– 163 jovens atendidos em cursos, métodos de extensão rural e implantação de projetos;
– 02 Unidades de Observação da Cultura do Maracujá planejadas, instaladas e em acompanhamento;
– 22 Projetos elaborados, com recursos liberados, aplicados e acompanhados no Programa Federal de Fomento às Atividades Produtivas Rurais para famílias indígenas nas Aldeias Toldo Chimbangue e Condá.
Licenciamento Ambiental
Há seis anos a Diretoria do Meio Ambiente passou a emitir licenças ambientais e fazer a gestão florestal no Município – trabalho antes realizado exclusivamente pela Fundação do Meio Ambiente (FATMA), atual Instituto do Meio Ambiente (IMA). A emissão das autorizações, que antes demorava cerca de seis meses, hoje o Município consegue liberar em aproximadamente sete dias, se a documentação do solicitante atender à Legislação vigente. O número de processos e solicitações tem aumentado ano a ano (conforme ilustra o gráfico abaixo). Relatório divulgado pela SEDEMA apontou 6.477 licenças ambientais entregues até o final de 2019, 1985 delas só no ano passado.
Feiras-Livres
Atualmente o Programa conta com 35 boxes ocupados e distribuídos em 06 pontos de feiras nas regiões da Efapi, Parque das Palmeiras, Presidente Médici, São Cristóvão, Bela Vista e Cristo Rei. 26 famílias de agricultores atuam diretamente nos espaços. Técnicos da Prefeitura e da Epagri realizam visitas de apoio semanalmente.
Feira do peixe
01 feira realizada com a comercialização de 50 toneladas de peixe.
Feira de Mudas
Em 2019 foram realizadas duas edições, em julho e setembro, da Feira de Flores, Orquídeas, Mudas Frutíferas, Produtos Coloniais e Artesanato. 34 famílias trabalharam, entre viveiristas, feirantes e artesãos. Nos dois eventos foi registrado um movimento de R$ 400 mil em negócios.
Serviço Municipal de Inspeção Sanitária
De 15 de novembro de 2018 a 14 de novembro de 2019 foram inspecionados 26.350 animais entre bovinos, bubalinos, suínos, ovinos e aves. Com relação a estabelecimentos, 46 passaram por inspeção periódica ou permanente.
Programa SOS Bezerros
Desde o início do Programa, em 2014, até dezembro de 2019, 1.561 bezerros foram entregues a novos produtores. Somente em 2019, 693 animais foram doados. O Programa conta hoje com 60 doadores cadastrados e 190 receptores (produtores beneficiados). O SOS Bezerros evita o abate precoce dos bovinos, melhora a renda no campo e exalta a solidariedade entre os produtores.
GPS Rural Chapecó
O Projeto surgiu há três anos como alternativa para melhorar a segurança no meio rural e agilizar o atendimento emergencial dos órgãos de segurança e da área de saúde. A identificação e o mapeamento das rotas e das propriedades em um software contribuiu para a mobilidade dos atendentes e facilita a localização das propriedades.
Hoje, 273 propriedades estão monitoradas e com placas de identificação.