Destaque

Secretaria de Saúde promove ações preventivas para o Carnaval 2024

Entre os dias 10 e 13 de fevereiro acontece o Carnaval, uma festa tradicional onde as pessoas aproveitam a festa e a diversão. Mas para aproveitar esse momento com cuidado e segurança, a Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde realizará ação de orientação aos foliões.

De acordo com o Secretário da Saúde de Chapecó, Jader Danielli, entre as ações estão a Campanha de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) com disponibilização de preservativos nos Centros de Saúde da Família; oferta de testagem rápida para as IST; Educação em Saúde e Sala de Espera sobre prevenção de IST; orientações sobre PrEP e PEP.

Além disso, terá também ação de orientação, testagem e aconselhamento, em parceria com a Secretaria da Família e Proteção Social, na terça-feira (06) no Carnaval dos Idosos, das 13h30 às 18 horas, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês.

Também terá ação de Testagem e Aconselhamento, com o Vacimóvel, na sexta-feira (09), das 13h às 18 horas na praça Coronel Bertaso.

Danielli comenta ainda que além das ações, todos os Centros de Saúde da Família também realizam a testagem, a distribuição de preservativos e as orientações sobre as IST’s, nos horários de atendimento de cada unidade de saúde de referência do usuário. A Farmácia Central, localizada na Arena Condá, também realiza a distribuição de preservativos aos usuários. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 07h30 às 22h e nos sábados, domingos das 16h às 20 horas de no facultativo (segunda e terça feira) das 8 às 20h.

O Secretário falou ainda que no município de Chapecó conta com o Serviço de Atendimento Especializado – SAE que fica localizado na Rua Jorge Lacerda, 75, Centro, anexo a Policlínica Municipal. O serviço atende e acompanha pacientes em tratamento vivendo com HIV/AIDS, de Chapecó e mais 36 municípios. “As atividades de orientação são importantes para reforçar a prevenção e detecção precoce dessas doenças, promovendo um atendimento adequado a esses usuários”, enfatizou.

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios