Na manhã desta segunda (29), o diretor de Polícia da Fronteira Delegado Fernando Callfass, recebeu em audiência na sede da Difron em Chapecó, o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, Deputado Estadual Altair Silva, o Presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Plinio de Castro e a Conselheiro Técnica do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (ICASA), Dra. Luciane Surdi.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp
Durante a produtiva reunião foram debatidas diversas questões afetas as políticas públicas de segurança para o setor do agronegócio catarinense.
O Delegado Fernando Callfass, fez uma explanação sobre o planejamento da Polícia Civil de Santa Catarina para a implantação de um modelo eficiente de investigação policial dos crimes contra o agronegócio.
Também foram debatidas estratégias de integração para o aprimoramento das investigações policiais para a defesa agropecuária e segurança do alimento, mantendo assim a excelência sanitária do rebanho de animais.
Santa Catarina coleciona os títulos de maior produtor nacional de suínos, maçã e cebola; segundo maior produtor de aves e arroz e quarto maior produtor de leite. O estado é livre de Cydia pomonella, considerado o pior inseto praga da fruticultura e também é o primeiro estado do país reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre de febre aftosa sem vacinação – status que abre as portas para os mercados mais exigentes do mundo.
O setor do agronegócio responde por 31% do PIB de Santa Catarina e sustenta 70% das exportações catarinenses, necessitando de uma intervenção do poder estatal para dar maior segurança ao setor.
Integração e união das forças em favor dos produtores rurais e do agronegócio Catarinense.