Geral

Seminário Nacional da Saúde debate um ambiente de trabalho mais saudável

Evento é organizado pela Conta/CUT e pelo Sitracarnes e ocorre em Chapecó, nesta quinta e sexta (25 e 26). Entre os palestrantes estão especialistas da Fiocruz, UnB, UFSC, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Claúdio Marcarenhas Brandão, o procurador do Ministério Público do Trabalho, Sandro Sardá, e o coordenador do Departamento de Saúde e Trabalho da Rel-UITA, Roberto C. Ruiz

Discutir e debater questões fundamentais relacionadas à saúde e segurança no ambiente de trabalho, especificamente no setor da alimentação. Esse é o objetivo do Seminário Nacional da Saúde e Trabalho no Setor da Alimentação da Contac, que acontecerá nesta quinta-feira (25), das 8h às 18h, e sexta-feira (26), das 8h às 12h30, no auditório do Sitespm, na rua Rui Barbosa, 274-E, Centro, em Chapecó/SC. O evento é promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados de Chapecó (Sitracarnes) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (Contac/CUT).

Com o tema “Por um ambiente de trabalho mais saudável!”, o evento reunirá especialistas, representantes sindicais e trabalhadores para discutir e propor melhorias nas condições de trabalho. “O Seminário promoverá um diálogo construtivo e buscará soluções que garantam melhores condições de trabalho para todos os envolvidos na indústria de alimentos”, ressalta o presidente da Contac, Josimar Cecchin.

O secretário de saúde da Contac e tesoureiro do Sitracarnes, Jenir Ponciano de Paula, enfatiza que o Seminário é uma oportunidade única para unir esforços em prol da saúde dos trabalhadores. “Nosso objetivo é promover um espaço de diálogo e reflexão, onde possamos identificar os principais desafios e trabalhar juntos para superá-los. A saúde e a segurança dos trabalhadores são prioridades e devem ser tratadas com a devida atenção”, afirma.

Para o presidente do Sitracarnes, Ivo de Jesus, o evento é uma oportunidade de compartilhar experiências e sugerir soluções práticas para os problemas enfrentados no dia a dia. “A troca de conhecimentos e a colaboração entre os diferentes atores do setor serão fundamentais para alcançar um ambiente de trabalho mais saudável e seguro”, reforça.
Entre os palestrantes estão especialistas da Fiocruz, UnB, UFSC, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Claúdio Marcarenhas Brandão, o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Sandro Sardá, e o coordenador do Departamento de Saúde e Trabalho da Rel-UITA, médico do trabalho Roberto C. Ruiz.

Entre os temas das palestras, estão ocorrências de acidentes e doenças do trabalho na agroindústria, insalubridade em frigoríficos, Norma Regulamentadora (NR) 36, agrotóxicos no setor da alimentação, saúde mental e atualização em previdência e trabalho.

Também ocorrerá reunião extraordinária de Sindicatos da Alimentação sobre os Planos de Saúde da JBS e da BRF e será elaborada a Carta de Chapecó dos Sindicatos da Alimentação 2024.

✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP

Programação do Seminário Nacional da Saúde e Trabalho no Setor da Alimentação da Contac
Tema: por um ambiente de trabalho mais saudável!

25 de julho (quinta)
8h: Credenciamento
8h30: Abertura – autoridades
9h: Mística – filme Carne e Osso – uma década depois
9h20: Ocorrência de acidentes e doenças do trabalho na Agroindústria e o Atlas de Saúde do Trabalhador em Frigoríficos
Moderador: Dr. Allan de Campos Silva: Geógrafo, mestre e doutor em Geografia Humana pela USP e de pós-doutorado pela UNESP (moderador)
– Prof. Dr. Fernando Heck: Professor geografia IFSP / Doutorado em Geografia na FCT/Unesp / Pesquisador CEETAS – UNESP
– Prof. Dr. Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira: Doutor em Ciências da Saúde (UnB). Autor do PPP, NTEP, FAP e dos Eventos SST no e-Social
10h30 – Intervalo
10h45: Exposição a riscos em frigoríficos e insalubridade: alguns exemplos como amônia, frio, ergonomia, biológico entre outros
Moderadora: Geni Dalla Rosa – Contac/CUT
– Roberto C. Ruiz: médico do trabalho. Doutorando na UFSC. Coordenador do Departamento de Saúde e Trabalho da Rel-UITA
– Leandro Vargas B. de Carvalho: Farmacêutico do Laboratório de Toxicologia do Cesteh/Ensp/Fiocruz, mestre em Saúde Pública e Meio Ambiente (Ensp/Fiocruz)
– Dr. Diogo Cunha dos Reis: Doutor em Biodinâmica do Movimento Humano, Pesquisador de Pós-doutorado em Ergonomia/Biomecânica (SIGEVIS-UFSC)
12h30 – Almoço
13h30: NR 36 – avanços, ajustes e futuro da saúde e segurança no trabalho em frigoríficos
Moderador: Dr. Sandro Sardá – Procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT)
14h30: Agrotóxicos no setor da alimentação
Moderador: Josimar Cecchin, presidente da Contac
– Gerardo Iglesias: Secretário Regional da UITA para América Latina
– Ronaldo Fleury: Advogado (Escritório Mauro Menezes & Advogados), Subprocurador-Geral do Trabalho Aposentado e Procurador Geral do Trabalho entre 2015 e 2019
16h – Intervalo
16h15: Saúde mental / assédio moral no trabalho
Moderador: Roberto Ruiz, médico do trabalho
– Mateus Graoske Mendes: psicólogo clínico no Sinjusc, especialista atendimentos de casos de violência moral no trabalho
17h15: Lançamento do ObAgro – UITA / Contac / CNTA
17h30: Encerramento
18h: Reunião extraordinária de Sindicatos da Alimentação sobre os Planos de Saúde JBS / BRF – Coordenação – Contac

26 de julho (sexta)
8h30: “Proteção à saúde do trabalhador e responsabilidade civil do empregador nas atividades de risco acentuado”
Moderador: Ronaldo Machado – Advogado, Assessor Jurídico da Contac/CUT
Palestrante: Dr. Cláudio Mascarenhas Brandão – Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST)
10h45 – Intervalo
11h: Atualização em previdência e trabalho: identificando e acessando o enquadramento de aposentadoria especial, doenças do trabalho e da pessoa com deficiência
Moderador: Ivo de Jesus, presidente do Sitracarnes
– Dra. Marilei Martins de Quadros: advogada especialista em Direito Previdenciário
11h30: Debates: Carta de Chapecó dos Sindicatos da Alimentação 2024
12h30: Encerramento

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios