Na hora de abrir uma empresa surgem muitas dúvidas, a exemplo de: quanto tempo levará o processo? Quanto se pagará de imposto mensalmente? Qual modalidade jurídica escolher para determinado segmento? Como definir o nome mais adequado? Quais os procedimentos para registro de marca? De que maneira emitir as notas de vendas ou prestação de serviços?
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!
Para esclarecer esses questionamentos de quem deseja empreender e também para contribuir na melhoria dos processos das pequenas empresas, o setor empresarial de Faxinal dos Guedes, no oeste catarinense, conta com a Sala do Empreendedor, situada no térreo do prédio da Prefeitura. Esse serviço faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
A Sala do Empreendedor é um espaço de contato direto e permanente entre empresários e o Poder Público. A iniciativa disponibiliza desde auxílio burocrático até agendas estratégicas para o desenvolvimento do munícipio. Também no local, o empresário tem acesso a oportunidades de capacitação e consultorias gratuitas sobre os mais variados aspectos que envolvem a gestão dos negócios.
“Queremos incentivar o empreendedorismo ao mesmo tempo que auxiliamos os empresários na tomada de decisões assertivas, a ampliarem sua produtividade e a expandirem seus negócios, com mais geração de emprego e renda aos moradores de Faxinal do Guedes”, destaca o prefeito Gilberto Angelo Lazzari ao comentar que atualmente o município possui 559 microempreendedores individuais (MEIs) registrados e aproximadamente 900 CNPJ ativos nos setores de prestação de serviços, comércio e indústria.
Sala do Empreendedor
Entre os serviços disponibilizados estão: atualização de informações; orientações para abertura de novos negócios; formalização de MEIs; emissão de certidões e guias diversas; suporte para o preenchimento da Declaração Anual do MEI que deve ser entregue até 31 de maio; auxílio para emissão de notas fiscais; apoio, divulgação e incentivo para participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais; assessoria na parte burocrática e documental para processos licitatórios e oferta de cursos, capacitações e consultorias.
O horário de atendimento da Sala do Empreendedor de Faxinal dos Guedes é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17 horas. Mais informações pelo telefone (49) 3436-4326 com o agente local de desenvolvimento André Fracasso. Sebrae-SC/MB Comunicação