Destaque

Sicom Pesquisas estima em mais de 600 vagas abertas no comércio neste período

Devem ser geradas aproximadamente 680 novas vagas no comércio de Chapecó neste período de festas de fim de ano, caso o crescimento seja igual ao do último trimestre de 2020, e os indicativos são nesse sentido. Essa avaliação quanto aos empregos gerados antes do Natal é da área de pesquisa do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó, o Sicom Pesquisas.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp

 Neste ano a média de crescimento trimestral do comércio é de 1,39%. Como o número de empregos do comércio era de 20.420 empregos até o final do terceiro trimestre, o setor deve ultrapassar os 20.700 empregos no último trimestre, gerando aproximadamente 280 novas vagas em caráter regular. No entanto, a expectativa é de que o crescimento percentual de outubro a dezembro seja acima da média, estima o analista de Pesquisa e Estatística do Sicom Pesquisas, economista Douglas Junior Pires da Silva.

Se o crescimento percentual for igual ao do último trimestre do ano passado, quando as vagas no comércio aumentaram 3,39%, o número deve ultrapassar os 21.100 empregos no setor. Com isso, explica o responsável pelo Sicom Pesquisas, devem ser geradas aproximadamente 680 novas vagas até o fim deste ano e a tendência é de que a maioria permaneça. Ele lembra que em pesquisa feita quanto às expectativas para a Black Friday, que ocorreu em 26 de novembro, 59,2% dos comerciantes entrevistados indicaram pretender contratar mais pessoas para o fim do ano.

Os empregos gerais

Com relação aos empregos gerais de Chapecó, a média de crescimento trimestral em 2021 é de 2,65%. Se for mantida essa média, o município deve encerrar o ano com mais de 94.100 pessoas empregadas, de acordo com estimativa do Sicom Pesquisas.

Quem mais emprega em Chapecó, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Previdência (Novo Caged), é o setor de serviços, que no último relatório, de outubro, alcançou 33.387 empregos. A seguir vieram a indústria, com 30.600 postos de trabalho, e o comércio, com 20.569 empregos formais, de um total de 92.265 pessoas empregadas no décimo mês do ano. Extra Comunica

 

Artigos relacionados

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios