O percentual de testes positivos de Covid realizados na rede pública de Chapecó caiu para 11,5%, segundo informações repassadas nesta quarta (12), pelo diretor técnico da Secretaria de Saúde de Chapecó, João Lenz, em reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!
A reunião foi realizada no auditório da Prefeitura, para avaliar a situação da pandemia no município. Lenz informou que, dos 305 testes realizados nesta terça (11), apenas 35 deram positivo e 270 deram negativos. Os pontos de testagem são a UPA-24h, os ambulatórios do Verdão e Efapi, a unidade do Marechal Bormann, ginásio do Bela Vista e pavilhão comunitário do Esplanada.
O número é considerado bem positivo pois em fevereiro os índices de positivos passavam de 60%. Além disso estão sendo feitos testes aleatórios nas unidades de Saúde e o Dia D de testagem em todas as unidades de saúde, nas sextas-feiras à tarde.
“Dentro da operação Lockdown Inverso nós estamos testando todos os dias, em todos os lugares, a toda hora, para poder isolar e tratar os contaminados e assim evitar o aumento do número de positivados. Também temos a central de monitoramento e a unidade móvel, para atender e testar nas casas das famílias de positivados e também nas escolas”, disse o prefeito, João Rodrigues.
O secretário adjunto da Saúde, Jader Danielli, destacou que a situação se mantém estável há cerca de um mês. Nesta quarta-feira havia 376 ativos segundo o Boletim Epidemiológico. No início de março eram 5,5 mil.
Mesmo com a melhora nos números a recomendação é de que as pessoas sigam tomando as medidas preventivas, de distanciamento social, uso de máscara e álcool gel.