DestaqueEducação

Transformando a esperança da Escola Atalaia após enchentes em Arroio do Meio

“Nós tínhamos uma creche tão linda, com tudo organizado. Estamos em um lugar bom agora, mas faltam móveis para nossas crianças, para que possamos ajeitar nossos espaços e os itens escolares, tornando o ambiente mais confortável para elas.” Janice Claro Padilha é professora da Escola Comunitária Atalaia e também mãe de aluna da instituição, que foi destruída com as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio deste ano.

O Núcleo das Escolas Particulares da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), uniu-se à escola por meio da campanha para mobiliar as quatro salas de aula do novo espaço, que funcionam de maneira adaptada, no 2° andar de um prédio. “É por isso que pedimos contribuições, para fazermos nossa creche um espaço lindo como o anterior”, complementou a professora.

A coordenadora do Núcleo das Escolas Particulares, Andréia Barreto, explicou que a Escola Atalaia foi uma indicação da primeira dama, Fabiane Rodrigues, que conheceu a situação no local. “A escola foi atingida pelas enchentes de setembro de 2023, nesse ano novamente e ficou destruída pela força das águas. São cerca de 100 alunos, de quatro meses a quatro anos, e 20 colaboradores. Por ser comunitária, parte é custeada pela Prefeitura e parte pela comunidade. O bairro em que estava foi um dos mais atingidos.”

Para a diretora da escola, Andriele Endler Severo, a ajuda de todos auxiliará a reconstruí-la, proporcionando um ambiente seguro e de grande importância para crianças. “É onde elas encontram uma segunda casa, sentindo-se confortáveis, felizes e seguras. Quero agradecer a colaboração e todos os valores que temos recebido. Peço que continuem nos ajudando para que possamos deixar nossa escola mais aconchegante, agradável e adequada para nossas crianças”, frisou a diretora.

✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP

Campanha em duas etapas

“Nosso objetivo na primeira etapa da campanha é mobiliar as quatro salas da escola e o orçamento feito com marceneiros locais é de aproximadamente R$ 47.500,00. Se conseguirmos mais, poderemos ajudar com outras necessidades, como computadores, ares-condicionados e melhorias no piso,” salientou Andréia. A coordenadora apontou que são muitas demandas e o propósito é levantar um valor maior, que realmente faça a diferença significativa no dia a dia das crianças.

A segunda etapa da campanha consistirá na arrecadação de itens como computadores, brinquedos, aquecedores, colchonetes e outros materiais a partir das demandas que a direção da escola e da Associação de Pais e Professores (APP) apresentarem.

Além da arrecadação financeira

Os recursos financeiros são apenas uma parte da campanha. Andréia ainda relatou que será realizado um trabalho sensível, promovendo o envolvimento dos alunos e professores das escolas nucleadas. Serão enviadas mensagens, promovidas videoconferências e uma visita à escola. “Queremos adotar as turmas, as crianças, os professores e os funcionários, dando suporte emocional e pedagógico. Temos profissionais que podem colaborar em todas as áreas. Queremos que nossas crianças escrevam cartinhas, enviem livros e brinquedos e mostrem que estamos junto com eles. O Núcleo poderá realizar atividades como palestras, caso a direção e a APP entendam que sejam oportunas. Queremos contribuir além do material, com o sentimento de união e solidariedade diante de uma situação como essa que os moradores de Arroio do Meio estão vivendo,” finalizou a coordenadora.

Como contribuir?

Uma conta exclusiva foi criada para a campanha. Valores podem ser destinados para o pix: eceiatalaia@gmail.com

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios