O turismo tem se destacado no município de Itapiranga, no extremo oeste catarinense. Apenas a Oktoberfest atrai mais de 35 mil pessoas durante quatro dias do evento, com o incremento de aproximadamente 1,5 milhão/por edição no movimento econômico local. Para dinamizar o setor e proporcionar atrativos aptos a receberem visitantes durante todo o ano a Administração Municipal tem elaborado estratégias como a execução do Plano Municipal de Turismo, o plano de marketing turístico com o estudo do DNA do município, além da criação de várias rotas e roteiros. Essas ações fazem parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pelo poder público e pelo Sebrae/SC.
Itapiranga realiza a mais antiga Oktoberfest do Brasil, sendo que neste ano acontecerá a 42ª edição, por isso é conhecida como o berço nacional da Oktoberfest. A organização dessa iniciativa conta com o envolvimento de mais de 1,2 mil moradores, além da movimentação na rede hoteleira local e dos municípios próximos. Para valorizar esse evento histórico, foi inaugurado em outubro de 2018 o Memorial da Oktoberfest, com investimento de R$ 250 mil com recursos da administração pública municipal. Esse equipamento turístico recebeu até o mês de fevereiro deste ano mais de 3 mil turistas.
Para que os visitantes tenham uma experiência da cultura germânica, com o sabor da gastronomia típica e música alemã, foi criado o programa “Dia D Deutschland”, que ocorre no primeiro sábado de cada mês com a participação de 44 empresas. “Essa iniciativa está na 30ª edição e entre os resultados observados estão o aumento de 15% nas vendas dos estabelecimentos cadastrados e o incremento de 5% no número de empregos”, analisa a secretária de desenvolvimento econômico e turismo, Carlise Welter Werlang.
Outra ação foi o programa “Selo Produto Itapiranga” criado com o objetivo de dar visibilidade aos produtores e serviços de origem local que tenham características da colonização, das tradições e da cultura germânica. O selo é uma certificação concedida tanto aos itens da agricultura familiar quanto das empresas, do artesanato e dos produtos culturais.
“Aliado a essas ações o Programa Cidade Empreendedora tem uma importante contribuição para o desenvolvimento do turismo local e a Sala do Empreendedor no fortalecimento dos pequenos negócios e no fomento de novas atividades econômicas. No período de 2018 a 2019 foram qualificadas 2.458 pessoas, com capacitações, oficinas, palestras e consultorias gratuitas. Além disso, observamos redução nos gastos públicos e crescimento de 160% nas compras da agricultura familiar e de 15% no comércio local, o que foi possível com otimização da organização interna e dos processos administrativos”, enfatiza o prefeito Jorge Welter.
Atrativos
Entre os atrativos locais estão as áreas de lazer Barra do Peperi-Guaçu com o Marco das Três Fronteiras, a Barra do Macaco e os Mirantes do Rio Uruguai, do Peperi-Guaçu e do Bela Vista. Os turistas também têm à disposição as estruturas da Pousada Europa, Hotel União (turismo de negócios), Hotel Mauá (turismo de negócios), Recanto Goergen (turismo esportivo e rural), Sítio Vivenda Verde (turismo de experiência e rural), Stoffel Turismo Rural (turismo rural e de eventos), Arte em Pedras Kummer, Agroturismo Sabores da Roça (agroturismo e turismo de experiências), Viveiro de Pássaros Reis, Agência Receptiva Move Turismo (turismo de experiência), Agência Receptiva Faju Soluções Turísticas (turismo de experiência). (Fonte MB Comunicação).