A falta de chuva registrada nos últimos anos, motivou o vereador Nelson Krombauer (PP), a protocolar Moção de Apelo, para que o Governo do Estado crie programas de reservação de água. A proposição que foi aprovada por unanimidade, solicita construções de cisternas, microaçudes, açudes e barragens.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp
O vereador, na moção de apelo, lembra que a região Oeste de Santa Catarina registra um deficit de precipitação pluviométrica que gira em torno de mais de 500 milímetros ao longo dos últimos anos.“Segundo pesquisadores, as previsões não são animadoras e os índices devem permanecer abaixo da média”, avisa.
Nelson Krombauer também lembra, que a reservação de água permite o fornecimento direto para animais, irrigação e piscicultura. “Cisternas, barragens e açudes, por exemplo, são alternativas de armazenamento em períodos de chuva para serem utilizados em épocas de estiagem. Dessa forma, o agricultor não é surpreendido e reduz os prejuízos no campo”.
O vereador sugere ainda, por meio da moção, que a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), poderá auxiliar na elaboração dos projetos técnicos para reservação de água e também encaminha a outorga dos açudes e a licença ambiental. A Moção de Apelo será encaminhada ao secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva. Comunicação CMC