O vereador Claudair A. Sanzovo, o Sica (UB), solicitou na Câmara de Vereadores de Chapecó (SC), a reabertura da Casa do Professor no município. Através de Moção de Apelo direcionada ao prefeito João Rodrigues e a secretária municipal de Educação, Astrit Tozzo, que foi aprovada em plenário durante sessão ordinária.
👇Quer ficar BEM INFORMADO?⏬
👉 Clique abaixo e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
👉🏿Acesse nosso grupo de NEGÓCIOS/CLASSIFICADOS💰
O vereador lembra que com o início da pandemia Covid-19 a Casa do Professor foi fechada, logo após os primeiros períodos de recesso escolar e não voltou a abrir as portas. Ela ficava localizada na Rua Osvaldo Cruz, 1556-E, no Bairro São Cristóvão. “Esta casa era um local especial que tinha um olhar cuidadoso e amoroso com o professor chapecoense, que visava valorizar o profissional e o seu trabalho. Com atuação no desenvolvimento integral, na saúde e no bem estar dos professores, bem como na formação humana e profissional”, ressalta Sica.
O principal objetivo da estrutura era promover a resiliência entre os professores, para que pudessem responder aos desafios e dificuldades decorrentes da sua profissão, oferecendo um espaço diversificado no qual o professor podia escolher uma atividade física e/ou terapêutica que servia como um meio de motivação, harmonização e equilíbrio pessoal. Além disso, ela possibilitava o encontro entre colegas e amigos, desenvolvendo a convivência, a troca de experiência, partilhando saberes e significados. “O dia a dia na escola é bastante movimentado e cheio de atividades e o professor não tem tempo para cuidar de si mesmo. Ao chegar na Casa do Professor, eles tiveram a oportunidade de cuidar um pouco de si mesmos, o que hoje não está sendo oportunizado”, enfatiza o vereador.
As atividades e oficinas que eram oferecidas pela Casa do Professor estavam divididas em quatro blocos:
● Formações (música na educação, contação de histórias, língua e cultura italiana e inglesa);
● Atividades Físicas (CPA – Correção Postural e Alongamento, yoga, pilates e dança livre);
● Atividades Artísticas (violão, teatro e arteterapia);
● Terapias Integrativas individuais (auriculoterapia, barras de access, reiki, shiatsu, acupuntura, alinhamento articular e massagem terapêutica).
Os professores atendidos eram apenas os da Rede Municipal de Ensino. Na Casa do Professor, eles recebiam atendimento e cuidados de profissionais preparados e capacitados para trabalhar na promoção e prevenção da saúde, sempre inovando nas atividades e buscando o bem estar físico e psíquico dos professores. Os horários de atendimento eram variados e possibilitavam que os professores pudessem associar as atividades do dia a dia nas escolas com o atendimento naquele espaço.