Depois de 110 sessões ordinárias realizadas este ano, a Câmara Municipal de Chapecó registrou um recorde. Somente em indicações, moções e requerimentos, os 21 vereadores aprovaram 2.476 proposições. Além disso, foram protocolados este ano, 252 projetos de lei.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp
Os vereadores promoveram diversas ações paralelas além das sessões ordinárias. Um exemplo disso, são as reuniões de trabalho que debateram diversos assuntos: tratamento precoce, situação dos imigrantes, plano municipal dos direitos da mulher, abastecimento de água, educação domiciliar, estágios de Cedup, reabilitação físico e intelectual, mulheres jovens, GPS rural mulher, retomada de eventos e fibromialgia. Além disso, também foram realizadas audiências públicas sobre municipalização das escolas e legislação sobre a implantação da tecnologia 5G.
Também foram criadas comissões especiais, entre elas, para fiscalizar as obras da adutora da Casan, proteção e defesa animal, apoio aos microempreendedores individuais (relatório final entregue) e de fiscalização dos recursos do esporte de Chapecó. Além disso, foram criadas as bancadas feminina e evangélica. Ainda foram realizadas sessões solenes que homenagearam cidadãos que contribuíram com o desenvolvimento do município, os aniversários da Igreja Assembleia de Deus, Igreja Quadrangular, Rotary Club Chapecó Oeste, medalha “Dom José Gomes” e Título de Cidadão Honorário.
O trabalho dos vereadores em plenário também foi mais ágil e transparente, em 2021. Com a economia feita nos caixas do legislativo, foi possível a Câmara investir na modernização do plenário, com a aquisição de monitores de TV’s, notebooks para todos os parlamentares, implantação da votação eletrônica, certificação digital e redução do uso de papel durante as reuniões plenárias.
O presidente da Câmara, João Marques Rosa (PSL), comemorou o ano de forma bastante positiva. “Todos os trabalhos e ações dos vereadores tiveram o intuito de proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população, seja via proposições ou projetos de lei”, destacou.