
No próximo dia 29, às 19h, a Assembleia Legislativa concederá uma de suas principais honrarias, a Comenda do Legislativo, ao empresário Waldemar Antonio Schmitz, de Pinhalzinho. Schmitz foi indicado pelo deputado e atual secretário da Agricultura Altair Silva (PP) para receber a distinção.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp
O ato faz parte de uma sessão solene em que personalidades e instituições de Santa Catarina são reconhecidas por sua valorosa contribuição com o desenvolvimento do Estado.
Schmitz nasceu em Saudades. Aos 16 anos, foi morar em Pinhalzinho, ali ao lado, onde começou a exercer uma das profissões mais nobres que existe: professor. Aos poucos, envolveu-se com a comunidade e logo enxergou a necessidade de alfabetizar também adultos. Foi o que fez.
Com sua contribuição, resolveu empreender. Aos 18 anos, contribuiu com um pequeno negócio, a Serraria Pinhalzinho. Em 1976, fundou uma empresa imobiliária e construtora, a Constrular que, hoje, tem atividades em mais de 15 municípios em Santa Catarina, no Paraná e no Rio Grande do Sul, ampliando as atividades para o norte do País.
Em 1981, Schmitz foi eleito vereador em Pinhalzinho. Foi quando criou, junto com a Prefeitura e entidades empresariais, o projeto Pró-Indústria, cujo objetivo era atrair novos empreendimentos para o município.
A vida empreendedora de Schmitz deu um novo passo em 1987, com a fundação da Serpil, também em Pinhalzinho. “A empresa surgiu como uma fábrica de estofados. Queríamos aproveitar a madeira que era descartada na serraria, mas descobrimos que o principal custo para fabricação de estofados era a espuma. Então, abrimos uma fábrica de espuma e começamos também a trabalhar com colchões. Uma coisa foi levando à outra. Atualmente, a Serpil atua com móveis, estofados e colchões”, ele conta.
Waldemar também foi presidente da Paróquia Santo Antônio, por duas gestões, quando ajudou a construir o Salão Paroquial e dar início à construção da nova igreja matriz. Foi presidente do Hospital, ajudou a construir o CTG Porteira do Pinhal, é sócio-fundador do Lions Clube de Pinhalzinho e presidiu a Associação de Bombeiros Comunitários.
Como vice-presidente Regional Oeste da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), ajudou a implantar uma unidade do Sesi em Pinhalzinho e viabilizar a unidade do Senai para qualificação da mão de obra do trabalhador da indústria.
Casado com Dilésia e pai de Jaqueline, Gilnei e Joseline, Schmitz é um exemplo de pessoa simples que enxerga nas oportunidades da vida a chance de crescimento. Empreende, é ativo e hoje, em todo o Estado, é reconhecido como um dos maiores visionários de Santa Catarina.